Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
sexta-feira, 25 julho, 2025

Prefeitura sedia 1ª Oficina de Políticas Públicas de Segurança Alimentar

Evento reuniu produtores, entidades, servidores municipais e sociedade civil
Na manhã desta sexta-feira (25), o auditório da Prefeitura sediou a 1ª Oficina de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Foto: Divulgação PMGV

Na manhã desta sexta-feira (25), o auditório da Prefeitura sediou a 1ª Oficina de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). A iniciativa é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), e reuniu associações de produtores rurais da Agricultura Familiar, servidores públicos e convidados. O evento marca as comemorações pelo Dia Mundial da Agricultura Familiar no Município.

O tema central da oficina é Garantia à Segurança Alimentar e Nutricional Entre as Políticas de Governo. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o assunto e aprimorar as ações em execução que integrarão o primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Governador Valadares (PLAMSAN/GV), que está em processo de elaboração.

“O movimento que nós estamos fazendo aqui hoje é justamente para dar início a todas as oficinas e reuniões para compor o Plano Municipal de Segurança Alimentar, que é um documento que a gente cria para saber como é que o município deve produzir para quem deve destinar toda a alimentação. A política pública mais importante desta gestão é justamente conseguir fazer com que a produção do campo, orientada e regulada, consiga chegar à mesa das pessoas. Não só daqueles que têm a insegurança nutricional alimentar, mas de toda uma população para que ela possa consumir um alimento de qualidade com produção local”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Guilherme de Castro.

A programação contemplou quatro palestras, que tiveram como público-alvo órgãos governamentais, sociedade civil, agricultores familiares e pessoas assistidas pelas atuais políticas existentes no município. Estrategicamente propostos, os temas revelam que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na garantia da segurança alimentar, fornecendo alimentos nutritivos, promovendo a geração de renda, fortalecendo a economia local e contribuindo para a sustentabilidade ambiental e cultural. Daí a importância dos debates propostos pela oficina, organizada pela SEMA, como espaço para construção e avanços das políticas públicas. 

“Só temos a agradecer às pessoas estabelecidas no campo, que hoje produzem alimentos para que a gente aqui na cidade viva com tranquilidade, bem alimentados e nutridos. Sou muito fã de quem trabalha no campo, seja na agricultura ou pecuária porque eu já estive lá. De 1979 a 1981, estudei e morei numa escola técnica federal vinculada ao Ministério da Agricultura em Colatina (ES), e lá eu pude constatar que, realmente, trabalhar no campo não é só ‘trabalho’ – é vocação – porque é sofrido e difícil. É dura a vida no campo. O Brasil é um grande produtor de alimentos que atende cerca de um bilhão de pessoas ao redor do mundo. Mesmo assim, somos um dos países que mais desperdiçam alimentos. Talvez ainda tenhamos que aprender muito sobre a produção e conservação de alimentos para evitar o desperdício. E nesta primeira oficina sobre segurança alimentar serão debatidos vários temas, como políticas públicas, como o Banco de Alimentos, o Restaurante Popular (que será reaberto oportunamente), as feiras da Agricultura Familiar, apoio ao associativismo e ao cooperativismo e programa de assistência técnica continuada”, disse o prefeito Coronel Sandro.

Estiveram presentes: o prefeito Coronel Sandro; vice-prefeito, José Bonifácio Mourão; secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Guilherme de Castro; presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e gerente de Abastecimento e Comercialização do Departamento de Meio Ambiente da SEMA, Elaine Aparecida de Almeida Pedra (palestrante); presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Joelma Fernandes Teixeira; presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Zelinda Maria de Jesus Silva; coordenadora do curso de Nutrição da UFJF/GV, Kellem Regina Rosendo Vincha (palestrante); diretor do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Josimar Correia de Araújo (palestrante); servidora do Departamento de Agricultura e Pecuária da SEMA, Nágila Francielle Silva (palestrante); e representantes de seis associações de produtores rurais das seguintes localidades: Brejaubinha, Penha do Cassiano, Córrego do Casimiro, Córrego dos Prazeres, Córregos do Bernardo e Córrego dos Melquíades.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu