Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da Prefeitura, a premiação dos vencedores do concurso de redações do projeto Bom Passeio, encerrando as atividades do ano com a promessa de muito mais em 2026. Os três primeiros lugares foram contemplados com aparelhos de telefone celular, troféu e certificado, enquanto outros dezesseis estudantes receberam medalhas.
Estiveram presentes estudantes, professoras, diretoras e servidores da Secretaria de Educação (SMED), do Departamento de Turismo da Secretaria Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) e do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU). Além desses, também compareceram o prefeito Coronel Sandro, a primeira-dama Valéria Libório e a diretora da Mobi, Fernanda Carvalho.
“Além de ser uma atividade inserida no Plano Municipal de Turismo, essa é também uma ação educativa e de entretenimento, que só acontece graças à relevante contribuição de nossos parceiros. Projetos como esse devem e continuarão a ser incentivadas pela Prefeitura, já que acreditamos que se tratar de uma parte importante para a formação dos nossos pequenos cidadãos”, disse o prefeito Coronel Sandro, que foi corroborado pelo secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Walter de Albuquerque: “Esse belo projeto só acontece porque tem muita gente comprometida com sua execução. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos e, em especial, à administração municipal, e também parabenizar às crianças, que são as grandes protagonistas do Bom Passeio”.
A secretária de Educação, Nair Freitas, explicou que “na realidade de muitas das nossas crianças da rede municipal, poucos têm a oportunidade no dia a dia de vir até o centro da cidade. Então, o projeto oferece e amplia oportunidades que, provavelmente, de outra forma, essas crianças não teriam. Eles conhecem vários pontos da cidade e os professores exploram isso de várias formas em seus conteúdos. Depois, eles trabalham a questão da escrita, eles vivem essa experiência e depois desenvolvem habilidades de escrita, o que para a gente contribui muito para o desenvolvimento das crianças. O projeto Bom Passeio envolve a família toda e a escola. É disso que a gente gosta, é disso que a gente precisa”.
Fernanda Carvalho, diretora da Mobi, agradeceu à Prefeitura e aos colaboradores, e falou um pouco sobre o Bom Passeio.
“Esse projeto maravilhoso, que é um entroncamento entre o conhecimento e a cultura, leva crianças de todas as escolas municipais para conhecer de perto as maravilhas da nossa cidade. E hoje estamos finalizando mais esse ano com a entrega dos três primeiros lugares. Eu li as três redações e estou encantada com o nível de detalhamento e conhecimento. Parabéns à Prefeitura, ao secretariado, às crianças, aos professores e a toda a nossa cidade. O projeto continua em 2026 e teremos ainda mais novidades, com melhores prêmios, para poder agradecer e contribuir com essa nova geração que está vindo.
Vencedores
Os três primeiros lugares ficaram com:
1º) Isabella Michelle da Silva, da Escola Municipal Laura Fabri. Título da redação: “Um passeio especial pelas maravilhas de Governador Valadares”;
2º) Bianca Santos Barbosa, da Escola Municipal Hamilton Teodoro. Título da redação: “Bom Passeio”;
3º) João Miguel Vieira Mendes, da Escola Municipal Helvécio Dahe. Título da redação: “Um passeio inesquecível”.
Conheça no arquivo disponível na área para downloads abaixo os 16 alunos e escolas que receberam medalhas.
Sobre o Projeto Bom Passeio
O Projeto Bom Passeio foi criado pelo curso de Turismo da Univale como prática da disciplina de Visitas Técnicas, que realizava o tour pedagógico em parceria com a Mobi. Em 2011, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e novamente paralisado em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Por incentivo do Departamento de Turismo, o projeto foi remodelado e retomado em 2023.
O roteiro estabelece a relação da cidade com o Rio Doce desde os tempos do desbravamento e do encontro com os índios Botocudos, passando pelo distrito de Figueira. Ao longo do percurso, as crianças conhecem a história local e são incentivadas a preservar os patrimônios históricos e culturais.
Já as Sete Maravilhas do Município foram eleitas por meio de uma votação no site da Prefeitura, promovida pelo curso de Turismo da Univale em meados de 2000. São elas: Pico da Ibituruna, Rio Doce, Ilha dos Araújos, Praça Serra Lima, Açucareira, Catedral de Santo Antônio e 1ª Igreja Presbiteriana. O passeio começa no deck Viva Valadares, passa pelo Museu da Cidade e termina no pátio da Mobi.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





