Entre os dias 11 e 13 deste mês, professores do curso de Medicina da UNIVALE participaram do 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem 2025), realizado em Natal (RN). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), teve como tema “Do Mar ao Sertão” e reuniu docentes, coordenadores e gestores de todo o país para discutir os novos paradigmas da formação médica.
Representaram a UNIVALE o coordenador do curso, professor Romeo Lages; o coordenador do Centro de Simulação Realística, professor Cláudio Aranha; e a pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica, professora Karla Nascimento.
Durante o congresso, os docentes participaram de mesas-redondas, oficinas e conferências que abordaram temas estratégicos para a universidade, como planejamento e avaliação por competências; saúde e espiritualidade no currículo médico; inclusão e acessibilidade na escola médica; novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enamed); e o uso da simulação realística como metodologia ativa de ensino e avaliação.
Um dos destaques foi a oficina de inclusão, em que os representantes da UNIVALE compartilharam experiências já consolidadas, como o atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas, realizado pelo Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3), além da Semana da Diversidade e da Jornada de Educação Inclusiva. Essas iniciativas foram elogiadas e consideradas referências para outras escolas médicas.
Na área da simulação realística, os professores identificaram novas possibilidades para qualificar a sistemática de avaliação do internato e o uso do OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado), capaz de avaliar não apenas competências técnicas, mas também atitudes, comunicação e tomada de decisão.
Outro ponto relevante foi a participação em debates sobre saúde, bem-estar e espiritualidade, que ganham cada vez mais espaço nas DCNs e na prática do cuidado centrado na pessoa. Além disso, quatro produções científicas do curso de Medicina da UNIVALE foram aprovadas no congresso e receberam menção honrosa pela relevância e qualidade dos trabalhos.
“A presença da UNIVALE no Cobem reforça nosso compromisso com uma formação médica de qualidade, que alia inovação pedagógica, responsabilidade social e cuidado integral. Os aprendizados e trocas no congresso fortalecem nossos projetos e apontam novos caminhos para avançarmos”, destacou o coordenador Romeo.
A participação no Cobem 2025 reafirma que a UNIVALE está no caminho certo, integrando teoria, prática, diversidade e humanização em seu projeto pedagógico, sempre em sintonia com os desafios contemporâneos da educação médica.
Resumos aprovados no Cobem
- Saberes tradicionais e formação médica: vivências com indígenas e formação territorializada (Romeo Lages Simões, Lorena Bruna Pereira de Oliveira, Mônica Maria de Almeida, Roberto Carlos Machado, Rodrigo Dias Godinho e Layla Dutra Marinho Cabral)
- Mentoria acadêmica e escuta ativa: uma iniciativa de apoio ao estudante (Layla Dutra Marinho Cabral, Tiara Grossi Rocha, Roberto Carlos Machado, Lorena Bruna Pereira de Oliveira, Romeo Lages Simões e Mônica Maria de Almeida)
- Educação em saúde e responsabilidade social: a extensão curricular como estratégia de integração entre universidade e comunidade (Layla Dutra Marinho Cabral, Mônica Maria de Almeida, Cláudio Henrique Magalhães Aranha, Elaine Carlos Scherrer Ramos, Romeo Lages Simões e Lorena Bruna Pereira de Oliveira)
- Inclusão de deficiente auditivo em um curso de Medicina: desafios e perspectivas (Romeo Lages Simões, Mônica Maria de Almeida, Lorena Bruna Pereira de Oliveira, Rodrigo Dias Godinho, Roberto Carlos Machado e Layla Dutra Marinho Cabral)







Fotos: Divulgação Univale