Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
quarta-feira, 22 outubro, 2025

Programa Descubra é apresentado a empresários

A apresentação é destinada a empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil
Carteira de Trabalho Digital. Foto: Reprodução da Internet

O auditório da Prefeitura (antigo prédio da Fadivale) ficou lotado na manhã de hoje (22) durante a apresentação do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra. Na plateia, autoridades do poder judiciário, políticos, religiosos, entidades não governamentais, empresários e membros da sociedade civil. O objetivo do evento foi dar visibilidade ao programa e encontrar novos parceiros.

O Descubra é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como objetivo promover a capacitação profissional, e dar oportunidade de trabalho para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.  Em Governador Valadares, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), é responsável pela execução do Programa Descubra, em parceria estratégica com o comitê gestor, formado por: Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública de Minas Gerais, o Sistema S, a Rede Cidadã e o CIEE.

A promotora de justiça, Natália Nogueira Soares, falou em nome do comitê gestor.

“O Programa Descubra foi criado em 2019 pelo governo do Estado. Desde então já encaminhou mais de mil adolescentes para o mercado de trabalho. Aqui em Valadares, o programa vem sendo executado já algum tempo. Este ano fizemos um trabalho árduo, articulado por muitas mãos que trabalharam incansavelmente, para reestruturar o programa e assim poder apresentá-lo às empresas e à sociedade”, contou.

A secretária municipal de Assistência Social, Ester Maria de Matos, aproveitou a oportunidade para contar as dificuldades que enfrentou quando assumiu a secretaria, bem como divulgar as ações que já realizou e as que estão em andamento.

“Semana passada, recebemos a secretária estadual de Assistência Social, Alê Portela, que veio ver o que estamos fazendo de tão diferente. Todas as nossas ações são pensadas com critério para que o resultado seja eficaz”, afirmou.

O prefeito Coronel Sandro lembrou que as secretarias de assistência social geralmente se preocupam em replicar as políticas nacionais e estaduais, e se esquecem de pensar em como podem dar sua própria contribuição.

“Nós queremos fazer com que todas as empresas que tenham condições possam acolher pelo menos um adolescente nesse programa, que é uma dádiva. O município de Governador Valadares está unindo todas as suas forças para fazer com que esse programa dê mais certo aqui do que já deu em qualquer outro lugar do nosso Estado. Sempre falo para Ester ‘Além do que já está previsto, o que mais podemos fazer para contribuir? ’, destacou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Roger Alves de Marco, aprovou a iniciativa.

“A gente vê isso com bons olhos por dois aspectos. Um ponto é que o adolescente no primeiro emprego tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, tendo uma dimensão das responsabilidades dele, de lidar com tarefas e com o dinheiro, e até de formação do caráter. Outro ponto é pela nossa carência de mão de obra. Então, é uma troca muito bacana, o comércio absorvendo, podendo dar esse conhecimento, essa oportunidade; e a Prefeitura, de forma humanizada, trazendo essas pessoas junto ao comércio”, declarou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu