Mais do que executar um projeto, reformar a quadra de esportes do CEU das Artes é uma forma de melhorar ainda mais a dignidade das pessoas que vivem naquela região. Isso porque o local, que já foi chamado de Campo do Bangú e Carnicinha, hoje é um espaço voltado para a cultura, lazer, convivência, prática esportiva, igualdade, cuidar da saúde física e mental, interação de crianças, jovens e idosos.
E foi pensando no bem-estar, segurança, merecimento e sentimento de pertencimento da comunidade que a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) e com o apoio da Vale, da KTM Engenharia e tantos outros parceiros que agora acompanham, juntos, a realização de um sonho.
“A ideia é fazer com que o CEU das Artes ofereça ainda mais qualidade de vida e bem-estar para a comunidade; e que ela, por sua vez, se sinta pertencente a esse local; valorizada, representada e acolhida. E o prefeito André Merlo trabalha sempre com esse propósito”, afirmou o Professor e idealizador do Projeto, Celso Gomes.
Na tarde desta quarta-feira (20), o momento foi de apresentar essa proposta para a primeira-dama, Andréia Merlo, que como de costume, faz questão de acompanhar de perto o desenvolvimento de projetos sociais.
“Fiquei encantada com todo esse planejamento feito para o CEU das Artes! Os moradores vão ficar muito felizes; tenho certeza que mais pessoas virão para cá; para brincarem; se exercitarem e serem acolhidas. E tudo isso só está sendo possível graças a ajuda de pessoas boas, com atitudes boas, que se empenham para transformar um local, uma comunidade, seu entorno e toda a cidade!”, definiu Merlo.
Além de ganhar as cores que remetem à África (vermelho, amarelo, branco e preto), símbolo de resistência, desenhos de super-heróis e do Pantera Negra (que remete à igualdade racial), o projeto contempla ainda brinquedoteca, amarelinha, vôlei, espaço voltado para deficientes físicos, pickleball, uma área para os autistas e muito mais!
“Nós estamos muito felizes enquanto Prefeitura, por está revitalizando um espaço que estava precisando muito. E que vai fazer com que a comunidade seja beneficiada, e isso para gente não tem preço. Somos muito gratos a KTM por tudo isso! Acredito que seja a melhor forma de encerrar o ano com chave de ouro”, explicou a diretora de Cultura, Fernanda Xavier.
E não é só isso, a comunidade também está participando da execução da obra, sendo 89% dos funcionários moradores da região e as compras de materiais feitas no nosso município, como forma de movimentar a economia local. “Está sendo muito gratificante, porque além de trazer esse resgate sócio-cultural para a comunidade, ainda estamos tendo a oportunidade de gerar renda para a comunidade, que está participando ativamente da obra”, contou o gerente administrativo da KTM, Geraldo Vítor da Silva.
Um ganho para toda a população de Valadares, tendo em vista que a quadra já é utilizada por mais de 200 crianças e a horta comunitária beneficia 40 famílias. “Esperamos que a comunidade aproveite e abrace esse espaço de convivência, que foi feito e agora está sendo revitalizado, especialmente, para ela”, explicou o analista de relacionamento da Vale com a comunidade, Neilor Oliveira.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





