Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Projeto Parlamento Jovem participa do "Bom Passeio" em Valadares

A ação é uma parceria entre o Turismo, Cultura e Câmara de Municipal enfatizando a importância do patrimônio local
Na tarde desta sexta-feira (22), um grupo de estudantes do Projeto Parlamento Jovem participou do “Bom Passeio”. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 22 agosto, 2025

Na tarde desta sexta-feira (22), um grupo de estudantes do Projeto Parlamento Jovem participou do “Bom Passeio”, iniciativa que destaca os principais atrativos turísticos patrimoniados de Governador Valadares. O roteiro teve como ponto alto a vista para o Pico da Ibituruna, conhecido mundialmente como a capital do voo livre e tombado como patrimônio natural pelo município e pelo estado em 2003, em conjunto com o Rio Doce, formando o cartão-postal mais famoso da cidade.

Além disso, o passeio incluiu visitas à orla da Ilha dos Araújos, ao Museu da Cidade, ao prédio da antiga Açucareira, à Catedral de Santo Antônio, e à primeira Igreja Presbiteriana, atualmente preservada como capela na Rua Prudente de Morais. O trajeto foi concluído no prédio da antiga cadeia municipal, hoje transformado no Centro Cultural Nelson Mandela.

O diretor de Cultura, Rodrigo Limeres, explicou que a atividade teve como objetivo levar os jovens a conhecer destinos turísticos patrimoniados da cidade, ressaltando sua relevância cultural e potencial turístico.

“Esta ação é uma parceria entre o Turismo e a Cultura, enfatizando a importância do patrimônio local. A Câmara Municipal participa porque o tema do Parlamento Jovem deste ano foca em políticas culturais, o que torna essa colaboração estratégica para a valorização do patrimônio”, destacou.

Representando a Câmara Municipal, Elcione Maria da Silva, da Comissão de Assuntos Institucionais, detalhou o funcionamento do Parlamento Jovem.

“É uma parceria entre a Câmara, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas, que visa promover a cidadania e a democracia entre os jovens. Este ano, com o tema Juventude e Direitos Culturais, foram realizadas diversas oficinas que resultaram em propostas elaboradas por estudantes de oito escolas participantes. Três delas foram selecionadas na etapa regional e seguirão para a fase estadual em Belo Horizonte, onde serão debatidas com outras 150 câmaras”.

As estudantes Andressa Viana Rocha e Evelyn de Matos Mendes relataram com entusiasmo a experiência, que consideraram um grande aprendizado.

Andressa, natural do Sul de Minas, destacou o valor de “conhecer a cidade onde sua mãe nasceu, especialmente sua história política e o acervo de pedras preciosas encontradas na região”. Já Evelyn, que nasceu em outro país, disse estar “encantada por descobrir a cidade onde seus pais viveram”, mencionando os objetos de comunicação e os instrumentos musicais exposto no museu como pontos de interesse. Para ela, o Parlamento Jovem também tem sido um catalisador para o aprendizado cultural e político.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Foto: Divulgação PMGV

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu