Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Projeto sobre federalização da MGI já pode voltar ao Plenário

Comissão de Fiscalização Financeira conclui análise de emenda apresentada ao Projeto de Lei 4.222/25.
O relator, deputado Zé Guilherme, opinou pela rejeição da emenda em análise. Foto: Alexandre Netto ALMG
terça-feira, 7 outubro, 2025

Projeto de Lei (PL) 4.222/25, que autoriza a federalização da Minas Gerais Participações (MGI), já pode retornar ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para votação em 1º turno. Nesta terça-feira (7/10/25), a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) aprovou o parecer sobre a emenda que havia sido apresentada à matéria durante a fase de discussão em Plenário.

De autoria do governador Romeu Zema, o PL 4.222/25 autoriza o Estado a transferir sua participação societária na MGI para a União. A proposição integra o pacote de medidas do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), por meio do qual o governo pretende abater 20% da dívida de Minas, valendo-se de privatizações e da entrega de ativos à União. 

A emenda nº 1, do deputado Carlos Henrique (Republicanos), tinha o objetivo de assegurar a realocação dos empregados da MGI, sem interrupção do vínculo funcional, garantindo-se a continuidade de seus direitos trabalhistas, previdenciários e remuneratórios. 

O objetivo do parlamentar é resguardar os direitos dos funcionários da MGI, de modo que não sejam penalizados por eventuais alterações na estrutura organizacional da empresa após a federalização. 

O relator, deputado Zé Guilherme (PP), opinou pela rejeição da emenda. Em seu parecer, ele argumenta que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional qualquer investidura de servidor em outros cargos sem a realização de concurso público.

Ele apresentou o substitutivo nº 1, para deixar clara a vedação da transferência do controle acionário da MGI para entidades que não sejam controladas pelo poder público.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu