Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Remoção de famílias para obras do metrô em BH pauta audiência

Comissão de Direitos Humanos realiza reunião, nesta segunda (17), às 16 horas, no Auditório José Alencar
Metrô de Belo Horizonte tem, atualmente, apenas uma linha e 19 estações - Arquivo ALMG Foto: Luiz Santana/ALMG
sexta-feira, 14 junho, 2024

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta segunda-feira (17/6/24), uma audiência pública para tratar das violações de direitos humanos de centenas de famílias que serão removidas em função das obras de expansão do metrô em Belo Horizonte.

A reunião, às 16 horas, no Auditório José Alencar, foi solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol), vice-presidenta da comissão.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

Conforme noticiado pela imprensa, as obras de ampliação do metrô exigem a desocupação de aproximadamente 250 casas.

A maior parte dos imóveis fica nos Bairros Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia e Vista Alegre e no Barreiro, todos na Região Oeste da Capital.

Famílias que vivem nesses locais estão apreensivas com o processo. Já segundo a empresa Metrô BH, as edificações a serem desocupadas foram construídas irregularmente na faixa de domínio, ao lado do traçado da via de trem de carga e ao longo do trajeto planejado para a implantação da linha 2 do metrô.

A deputada Bella Gonçalves tem acompanhado todo o processo de privatização do metrô de Belo Horizonte e criticou a medida. Em entrevista à imprensa, ela considerou a venda do metrô como criminosa.

“Ele foi vendido por R$ 25 milhões. Depois que foi privatizado, o governo estadual e federal ainda investem cerca de R$ 2 bilhões na expansão. Então, não é empresa privada que está fazendo isso, é o poder público”, disse, na ocasião.

Ela defendeu, ainda na entrevista, melhorias na mobilidade urbana com valorização do metrô, ampliação do número de linhas de ônibus e garantia da tarifa zero.

Metrô poderá ter nova linha

O metrô de Belo Horizonte tem, atualmente, apenas uma linha. O sistema conta com 19 estações, cerca de 28 quilômetros de extensão e foi expandido pela última vez em 2002.

O edital de concessão prevê a ampliação da linha atual em aproximadamente 2,45 km e a construção de uma nova estação, a Novo Eldorado.

O contrato também estabelece a construção da linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro.

A concessionária também deverá fazer reformas nas estações já existentes.

Para a reunião, foram chamados representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública da União e do Estado, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Política Urbana, do Metrô BH, além de moradores afetados pela medida.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu