A 1ª reunião ordinária de novembro, realizada na noite desta segunda-feira, teve início com um gesto simbólico: a entrega da Carteira do Vereador, expedida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), a todos os parlamentares da Câmara Municipal de Governador Valadares.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Alê Ferraz, que também preside a UVB, reforçou a importância dos vereadores se cadastrarem no Legislativo Digital, sistema que reduz a quantidade de papel nos processos parlamentares.
Votações
Cinco projetos da ordem do dia foram discutidos, votados e aprovados durante a reunião. Três deles, de autoria da vereadora Fernanda Braz, voltados para a mulher, haviam sido vetados pelo Executivo. Ontem (3), os parlamentares votaram pela manutenção do veto do prefeito e, com isso, as propostas foram para o arquivo.
Os projetos vetados são: PL 59/2025, que dispõe sobre a instituição do Programa de Reconstrução Dentária para mulheres vítimas de violência doméstica; PL 66/2025, que trata da reestruturação do Programa de Geração de Empregos para Mulheres em situação de violência doméstica e familiar; e o PL 82/2025, ue institui o Programa Gabinete Itinerante da Mulher.
Foram aprovados, ainda, em primeira discussão e votação, o PL 235/2025, de autoria do vereador Alê Ferraz, alterando dispositivos da Lei que trata da concessão da Ordem Municipal do Brasão; e o PL 236/2025, que institui o Programa Adote Um Ponto de Ônibus, proposta apresentada pelo vereador Dandan Cesário.
Conscientização
Durante a sessão plenária, temas que remetem à conscientização coletiva foram destacados, como a campanha Novembro Azul, destinada à prevenção contra o câncer de próstata, e a semanda da Consciência Negra, dedicada a refletir sobre a importância da participação da população preta e parda na formação da sociedade.
Também foram feitas explanações referentes às reivindicações dos servidores públicos municipais, sobretudo na área da educação, e ainda sobre o desastre ambiental de Mariana, em 2015, que afetou o Rio Doce em toda a sua extensão.

Vereador e presidente da Câmara, Alê Ferraz, mostra sua carteira de vereador.



Fotos: Divulgação Câmara de GV





