Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Revista de tropas, cores, diversidade e criatividade marcam Desfile de 7 de Setembro

O desfile deste ano contou com a participação de 38 instituições que, em meio ao velho e conhecido calor valadarense, fizeram da Av. Minas Gerais palco de uma festa cívica criativa e contagiante
Desfile de 7 de Setembro. Foto: Divulgação PMGV
segunda-feira, 8 setembro, 2025

O espírito cívico tomou conta das ruas do centro de Governador Valadares. A onda verde e amarela se espalhou pelas ruas e fez do desfile de 7 de Setembro um momento de fraternidade, civismo e honra ao país.

A Solenidade da Independência do Brasil teve início com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Coronel Sandro; pelo Comandante da 8° Região de Polícia Militar, Coronel Sérgio Luiz Goulart; e pelo Comandante do 5° Comando Operacional de Bombeiros Militar, Coronel Adriano Marcos Miranda.

Neste ano, Valadares registrou um momento histórico. Após o hasteamento das bandeiras, os respectivos comandantes das forças de segurança realizaram a “revista de tropa” - uma prática militar carregada de simbolismo, em que as autoridades máximas das corporações inspecionam suas tropas, como sinal de respeito, apreço e confiança. O prefeito acompanhou a ação. 

Com o tema “Orgulho de Ser Brasileiro: Construindo a Nação Todos os Dias”, o Desfile Cívico de Sete de Setembro, contou com a participação de 38 instituições que foram distribuídas em três alas temáticas: "Construindo a Nação Todos os Dias", que reuniu instituições da segurança pública e outras; "Nossa Gente, Nossa Terra", voltada para a cultura mineira e os saberes populares; e "Brasil de Todas as Cores", que destacou a pluralidade e o respeito às diferenças.

O desfile teve início com o Tiro de Guerra 04-007, uma das instituições mais antigas da cidade. Em seguida veio a fanfarra do Colégio Tiradentes, que se deslocou para um recuo da avenida e continuou a tocar para acompanhar a chegada dos demais agrupamentos de segurança pública e, logo à frente, retomou ao desfile, ao conduzir a escola. O agrupamento dos veteranos da 8ª Região de Polícia Militar, inclusive, foi acompanhado pelo prefeito, que enquanto veterano da PM, fez questão de desfilar junto à tropa. Após o desfile das instituições de segurança pública, vieram as escolas, entidades públicas e privadas, além dos grupos e instituições da sociedade civil.

Seja nas arquibancadas lotadas ou nos gradis, o público aplaudiu e registrou o momento, seja na memória ou através dos seus telefones celulares, contemplando a diversidades de participantes do desfile, desde crianças até idosos, que fizeram questão de demonstrar todo seu orgulho pelo país. Na oportunidade, a população também vibrou com o desempenho das fanfarras que deram um show à parte.

O prefeito Coronel Sandro, em seu discurso, fez um resgaste histórico da data e ressaltou a importância do civismo e da liberdade.

"Essa é uma data da maior relevância para o nosso país, a maior festa cívica em comemoração à independência. E também é a nossa primeira festa, então buscamos fazer tudo aquilo que o nosso orçamento e a nossa capacidade permitiria, e estamos muito felizes com a adesão das escolas e das entidades da sociedade civil que participaram conosco desse momento importante. Eu acredito que a Independência do Brasil traz um significado associado à liberdade e se há uma coisa que eu defendo é exatamente a liberdade. A liberdade começa com o indivíduo, começa com estar vivendo em um país onde você não é oprimido por nada, por isso a gente deve celebrar, acima de tudo, a festa da democracia. Essa festa cívica da Independência é uma comemoração e uma resistência a qualquer ação que venha tirar a liberdade do povo brasileiro em todos os sentidos. Hoje é dia de demonstrar todo o nosso orgulho", disse.

A penteadora e advogada Mariana Andrade Avelar fez questão de comparecer ao desfile.

"Hoje eu estou aqui para acompanhar o desfile da minha filha e mostrar para ela a importância desse momento. Meu marido também, como militar, está participando do desfile. Vim não só para prestigiar, mas também para ter esse momento em família, estreitando os vínculos e valorizando a nossa pátria, o que é muito importante para nós brasileiros hoje", ressaltou.

A moradora do Parque Olímpico, Marli Barbosa Gonçalves, comparece ao desfile todos os anos, desde quando se mudou para Valadares.

"Todos os anos, desde que eu vim para cá, há 8 anos, eu faço questão de vir. Primeiro porque eu gosto muito e porque meus filhos desfilam pelo Tiradentes. E é muito importante, com certeza, né? É uma coisa muito bonita. É um momento para a gente ser patriota mesmo", afirmou.

Já a moradora do bairro Vila dos Montes, Maria Aparecida Cândida, fez questão de participar do desfile deste ano.

“Eu gosto muito, acho muito importante vir aqui participar e prestigiar. Para mim é um dia especial e, neste ano, eu desfilo junto ao grupo da terceira idade. Então a emoção é ainda maior”, comentou.

Veja mais abaixo, na Galeria de Imagens (fim da matéria)

https://www.valadares.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/revista-de-tropas-cores-diversidade-e-criatividade-marcam-desfile-de-7-de-setembro/174048

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu