A Prefeitura de Valadares, em mais uma ação conjunta entre as secretarias de Assistência Social, Obras e Serviços Urbanos e Saúde, esteve na Feira da Paz, na manhã desta sexta-feira (3), próximo ao bairro São Tarcísio, para realizar o serviço de abordagem a pessoas em situação de rua, por meio do programa Rua Não É Lar.
O cenário encontrado reflete uma triste realidade: entulho, lixo, metais retorcidos, plásticos e barracas improvisadas com lonas. Além de representarem riscos à integridade física das pessoas que ali se abrigam, essas condições também afetam a organização do espaço público, especialmente por se tratar de uma área próxima a uma escola infantil e às margens do Rio Doce.
Durante os trabalhos, a Patrulha da Dignidade promoveu escuta ativa, ofereceu encaminhamentos aos serviços públicos disponíveis e realizou notificações para a retirada dos materiais acumulados, que serão recolhidos pelas equipes de limpeza da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A ação também contou com a presença do prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro, reforçando o compromisso da gestão em tratar a questão com seriedade, sensibilidade e responsabilidade.
Sobre o programa Rua Não É Lar
Criado pela Prefeitura de Governador Valadares, o Rua Não É Lar é uma política pública voltada para pessoas em situação de rua. O programa é um trabalho multidisciplinar que envolver assistência social, saúde e organização dos espaços urbanos, oferecendo acolhimento, abrigo, cuidados básicos e encaminhamentos para serviços especializados. O objetivo é resgatar a dignidade, garantir direitos e, ao mesmo tempo, preservar o uso adequado dos espaços públicos da cidade.
Jornalista: Anderson Damasceno
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social