Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

ACEs iniciam vistorias para o 2º LIRAa do ano em Valadares

De 12 a 17 de maio, 60 profissionais vão visitar aproximadamente 6 mil imóveis no município. Resultado deve sair em até 30 de maio
Aedes aegypti. Foto: Reprodução da Internet
sexta-feira, 9 maio, 2025

Sair de porta em porta e passar por diferentes bairros, fazendo vistoria de residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e outros locais para identificar possíveis criadouros e/ou focos do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. E ainda, orientar os moradores, aplicar larvicida, exterminar os focos e muito mais; são algumas das atividades que fazem parte da intensa rotina dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) de Valadares, que a partir desta segunda-feira (12) começam a confeccionar o 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano.

Para isso, 60 profissionais vão vistoriar até o próximo sábado (17), cerca de 6.000 mil imóveis das áreas urbana e rural do nosso município a fim de coletar os dados necessários e intensificar as ações de combate a esse vetor, juntamente com a população.

A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 30 de maio. Portanto, abra a porta e receba bem os agentes de endemias do CCZ. É válido ressaltar que eles utilizam crachá de identificação e uniforme. Em caso de dúvidas, o WhatsApp do CCZ é o (33) 99979-6742.

E lembre-se: os ACE’s vistoriam as casas regularmente, mas a responsabilidade pelo combate ao Aedes Aegypti é responsabilidade de cada cidadão e, não apenas dos profissionais da Prefeitura. Por isso, semanalmente verifique se há areia nos pratos dos vasos de plantas, tampe as caixas d’água e reservatórios que servem para armazenar água, coloque tela ou água fervente nos ralos, retire a água que fica parada atrás da geladeira e no ar condicionado, lave com escova e sabão os vasilhames dos animais de estimação, não deixe lixo jogado e destampado pelo quintal, limpe calhas e fique livre do vetor, que, apesar de pequeno, pode levar a morte.

Dados em Valadares

Até 7 de maio deste ano, Valadares registrou 529 casos suspeitos de arboviroses, sendo 423 de dengue, 104 de chikungunya e 2 de zika. (Dados sujeitos a alterações).

No mesmo período do ano passado, que representa a semana 19, foram registrados 16.615 casos prováveis notificados de arboviroses no nosso município, sendo 3.581 deles de dengue, 13.014 de chikungunya e 20 de zika.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu