Todos os anos, a Expoagro traz exposições de animais de grande porte, rodeios, shows, a tradicional Fazendinha, parque de diversões, a valorização do campo e a oportunidade de grandes negócios para empresários de Valadares e toda a região. Mas, nesta edição, a Feira vem trazendo uma notícia ainda mais especial: a retomada da Equoterapia, que agora será oferecida pelo Centro de Atenção ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef), da Prefeitura de Valadares.
O anúncio e a inauguração da sede da Equoterapia serão feitos nesta sexta-feira (11), às 10h, no Parque de Exposições, no bairro São Paulo. A sede vai contar com duas salas, uma para atendimento solo com as fisioterapeutas e outra, para atendimento psicológico.
Daqui a aproximadamente um mês, o Parque de Exposições volta a receber esse serviço. Então, crianças, jovens, adultos e idosos com sequelas neurológicas, lesões medulares, paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento, autismo, síndrome de down e outros distúrbios poderão contemplar o vento no rosto, o céu azul, as folhas das árvores balançando, o sol a brilhar, as flores, os pássaros e outras belezas; de cima dos cavalos.
E mais do que isso, todos eles, bem como seus familiares, terão suas vidas transformadas não só pelos cavalos, mas também pelos profissionais do Cadef – que atuam com amor, humanização, dedicação e empenho para ofertar a melhor assistência aos seus usuários.
Sem contar que a terapia assistida com cavalos proporciona avanços significativos para pessoas de todas as idades nos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional. “O contato com os equinos melhora a força muscular, coordenação motora, postura, equilíbrio, respiração, percepção visual e auditiva, comunicação, interação e socialização. E o vínculo afetivo que se cria entre o paciente e o animal ainda promove a autoconfiança, reduz o estresse, auxilia na autonomia, na memória, na atenção, na concentração e traz outros inúmeros benefícios. Os cavalos são verdadeiros parceiros na terapia, pois oferecem estímulos que nenhum aparelho é capaz de reproduzir”, conta a coordenadora do Cadef, Kamila Soalheiro Gurgel.
Paraíso, Tesouro e os outros dois cavalos que serão utilizados na Equoterapia são dóceis, mansos e preparados para desenvolver atividades com cerca de 80 pacientes que se encontram assistidos pelo Cadef. Eles serão avaliados pela equipe de fisioterapeuta, psicólogo e médico do Centro. Caso haja mesmo necessidade, serão inseridos no serviço de Equoterapia.
A terapia com os cavalos vai contar com condutor do animal, duas fisioterapeutas e uma psicóloga e vai acontecer de segunda a sexta, das 7h às 17h. Toda equipe faz parte do Cadef e ficará lotada no parque.
O espaço foi reformado pela União Ruralista e a locação, equipamentos, celas, cavalos, etc, num total estimado em R$ 150 mil, são oriundos do município.
.Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social