Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Cadef oferece atendimento humanizado a pacientes ostomizados

Encontros acontecem na última terça-feira de cada mês, às 13h, no próprio Cadef, Rua São João, 340, Centro
Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef). Foto: Leonardo Morais
segunda-feira, 2 junho, 2025

Um dos serviços ofertados pela equipe do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef) é o de cuidar integralmente dos pacientes ostomizados, oferecendo a eles não só bolsas coletoras e outros produtos necessários para a manutenção e/ou limpeza do coletor e da pele, mas principalmente, informações, acolhimento, apoio e escuta humanizada.

E isso é feito através do Grupo de Ostomizados, que mensalmente reúne esse público e seus familiares para compartilhar experiências e receber orientações sobre temas diversos, como tipos e cuidados com os estomas, convívio social, alimentação saudável, saúde física e mental, dentre outros temas. Tudo isso com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e autoestima para àqueles que tem uma bolsa implantada cirurgicamente ao corpo para eliminação das fezes ou da urina.

Um destes encontros aconteceu na última sexta-feira (30), no Cadef, e teve como foco o Maio Roxo – mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, como Retocolite Ulcerativa e doença de Crohn, destacando a importância do diagnóstico precoce e do cuidado multidisciplinar. Na ocasião, foi abordado ainda, o papel da alimentação na saúde do ostomizado e apresentada a nova nutricionista que integra o quadro de profissionais do Centro.

As reuniões acontecem na última terça-feira de cada mês, às 13h, no próprio Cadef. Para participar, basta comparecer no dia e horário marcados.

“Nos encontros do grupo falamos das nossas diferenças, dificuldades e vemos que não estamos sozinhos. Pois, além de conhecermos outras pessoas, compartilharmos experiências e fortalecermos os vínculos, ainda recebemos apoio dos profissionais, como enfermeiro, nutricionista, psicólogo, médico clínico, assistente social e técnica de enfermagem. Então, fica aqui o meu convite para que outras pessoas, que também estejam passando por este momento viessem participar do grupo. Porque ele é muito importante para vivermos essa nova vida”, declarou Denilda – que é também é ostomizada e paciente do Cadef.

Lembrando que o Cadef fica na Rua São João, 340 - Centro.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

image 17

Foto: Divulgação PMGV

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu