Há pouco mais de um mês do início da Campanha Outubro Rosa – momento em que são intensificadas as ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), presenteia o público feminino com um mamógrafo digital de última geração. A inauguração será nesta quarta-feira (27), às 15h, no segundo andar da antiga Policlínica, perto da Ortopedia.
Mais do que um equipamento moderno, ele representa um avanço importante na detecção de tumores nas mamas das usuárias de Valadares e mais 24 cidades da microrregião. Isso porque além de capturar imagens mais nítidas, de diversos ângulos, o novo aparelho conta com tecnologia de tomossíntese 3D e estereotaxia (biópsia de mama guiada por mamografia) identificando lesões ocultas ou micro, especialmente em mamas densas, o que não é feito na mamografia convencional. O investimento é de R$ 1.203.000,00.
E os benefícios vão além. A mamógrafo Digimamo TM 3D reduz a incidência de falsos positivos, gera menos exposição à radiação, tornando o exame mais seguro e confortável para as pacientes, inclusive as cadeirantes. Isso significa diagnósticos mais rápidos e precisos e, consequentemente, mais chances de cura para as mulheres.
A expectativa é que ele beneficie todas as mulheres na faixa etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde (de 50 a 69 anos) e fora dessa faixa, com mamografia diagnóstica.
A sala na qual ele se encontra também recebeu nova pintura e a equipe do CEAE foi treinada para utilizar o aparelho.
É importante lembrar que os exames de mamografia podem ser agendados nas unidades de saúde da área de abrangência. Para isso, é preciso a requisição de mamografia, documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão SUS.
Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social