Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Dia Mundial da Saúde no CEU das Artes

Na ocasião, também foi comemorado o Dia Internacional de Combate ao Racismo
A manhã de hoje (11), no CEU das Artes, foi de muita informação, cuidados com a saúde e beleza. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 11 abril, 2025

A manhã de hoje (11), no CEU das Artes, foi de muita informação, cuidados com a saúde e beleza. O evento promovido pelo Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação marcou a comemoração pelo Dia Mundial de Saúde e o Dia Internacional de Combate ao Racismo.

Na ocasião, foram oferecidos diversos serviços gratuitos à população: corte de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, orientações com os alunos dos cursos de saúde da UFJF-GV, além do Vacimóvel (veículo climatizado e adaptado com toda a estrutura necessária para funcionar como uma sala de vacinação itinerante) e do ônibus da saúde, onde a doutora Marinês atendeu a população, trocando receitas médicas, medicamentos e fazendo os encaminhamentos para exames.

Para o coordenador do Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação, professor Celso Gomes da Silva, o objetivo é transformar os alunos e a população em multiplicadores de informação.

“Hoje a gente está falando sobre o Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado no dia 7, e também sobre o Dia Internacional de Combate ao Racismo, que é dia 21.  As informações passadas aqui terão um alcance maior. Temos hoje 430 idosos no nosso grupo, mas é como se fosse um exército, porque cada deles tem um neto, um filho, uma nora, um genro, então, esses 430 viram mais de mil pessoas com quem a gente trabalha”, afirmou.

Segundo o diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), Rodrigo Limeres, o foco do evento foi o público da terceira idade.

“A população de terceira idade é cada vez maior, daí a importância deste evento que promove qualidade de vida e saúde para esse público. Nós, enquanto secretaria, queremos fomentar cada vez mais esse cuidado que traz autoestima e dignidade para as pessoas que estão na terceira idade”, declarou.

A primeira-dama Valéria Libório destacou a importância dos cuidados da saúde.

“A saúde é a base de tudo para a gente ter uma vida boa e cuidar de quem a gente ama. A prevenção é o mais importante de tudo porque, muitas vezes, se a gente não se cuida e deixa para procurar o médico depois, quando vai ver já não tem mais como tratar a doença”, enfatizou.

Vice-diretora do Instituto de Ciências da Vida, professora do Departamento de Nutrição da UFJF-GV e coordenadora do Núcleo de Estudo da Pessoa Idosa, Clarice Lima Alvares da Silva, levou os estudantes do curso de Farmácia, Medicina e Nutrição para realizar avaliação antropométrica e orientação nutricional da população.

“Este tipo de evento é uma ótima oportunidade para os estudantes terem contato com a comunidade, aprenderem na prática aquela teoria que a gente traz para eles na sala de aula, e é uma oportunidade para a comunidade ter acesso a um conhecimento altamente atualizado, com orientações específicas, e também a gente orienta o pessoal a como buscar ou já fazemos encaminhamentos para a clínica da universidade”, explicou.

A dona de casa e membro do grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação, Tereza Sena Ribeiro, 66 anos, aproveitou a oportunidade para dar um trato no visual.

“É bom demais participar das atividades aqui porque todas elas são boas para a saúde. Tem que aproveitar esses serviços que eles disponibilizam em dias de eventos”, contou enquanto terminava o corte de cabelo e já pegava senha para fazer as sobrancelhas.

A costureira aposentada Maria dos Anjos Souza da Silva, 74 anos, foi uma das primeiras a ser atendidas pela manicure.

“É ótimo ver todo mundo animado e participando de tudo. Eu participo há 20 anos do grupo da terceira idade e me ajuda demais. Para a gente que já tem esses desgastes da idade, as atividades físicas são como remédios. A gente melhora mesmo e precisamos de eventos como este para melhorar a autoestima”, destacou.

Doméstica aposentada, Maria das Dores Coelho, de 75 anos, focou nos atendimentos da saúde.

“Já tomei a vacina contra gripe e Covid. Agora, vou ver os atendimentos da UFJF-GV. Tem que fazer sempre eventos com estes serviços de saúde porque facilitam para a gente se vacinar, consultar e saber mais sobre a alimentação”, enumerou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu