O mês de agosto chegou trazendo a campanha “Agosto Dourado”. E a cor não é um acaso; veio para mostrar a importância do leite materno – considerado um alimento padrão ouro de qualidade para os bebês.
É que, através dele, os pequenos recebem os anticorpos que os protegem contra doenças como diarreia, alergias alimentares, doenças autoimunes e infecções, especialmente as respiratórias, diminuindo a mortalidade infantil. Além disso, o risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças que mamam no peito, mesmo depois após o fim da amamentação.
E os benefícios são inúmeros. A amamentação é ainda um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, além de ser importante para o fortalecimento dos dentes, para o desenvolvimento da fala e para que se tenha uma boa respiração. E mais: estudos comprovam que crianças amamentadas no peito apresentam resultados melhores em testes de inteligência.
Sem contar que o leite materno é gratuito, sai pronto para tomar e está sempre onde a mãe está. E não é só isso: o momento da amamentação gera vínculos entre mãe e filho e também colabora para a saúde da mulher, uma vez que reduz as chances de sangramento pós-parto; ou de desenvolver anemia; câncer de mama e de ovário; diabetes; infarto; e ajuda a mulher a perder mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.
Diante de tudo isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo e em livre demanda até o sexto mês de vida dos bebês, podendo ainda ser mantido até os dois anos de idade da criança, juntamente com outros alimentos sólidos que devem ser oferecidos após os seis meses de idade.
Evento neste sábado
A fim de incentivar, estimular e apoiar as futuras mamães a amamentarem, criando laços com os filhos, os profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESFs) Turmalina II e III promovem uma ação com o tema “Agosto Dourado”, neste sábado (9), das 8h às 16h, na própria unidade de saúde – que fica na rua Cedro, s/nº, bairro Turmalina.
Na ocasião, haverá café da manhã, palestra sobre amamentação, cuidados para mulheres, consulta médica voltada para a saúde da mulher; orientações sobre saúde bucal, nutricional e psicológica; testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); ginástica laboral; vacinação e coleta de preventivo.
E para a autoestima ficar ainda melhor, a equipe Cedec vai realizar um momento de autocuidado para o público feminino, com produtos “Mary Kay”.
Portanto, não perca esta oportunidade de aprender sobre aleitamento materno e de cuidar da sua saúde! Compareça! Não esqueça de levar documento de identificação com foto, cartão SUS e caderneta de vacinação.
Confira a programação completa:
8h – Café da manhã;
8h40 – Ginástica laboral;
9h30 – Consultoria de amamentação;
10h – Orientação nutricional/psicóloga;
11h – Momento autocuidado (Mary Kay) / Equipe Cedec;
Durante todo o evento – Consultas médicas; saúde da mulher; coleta de preventivo e vacinação; orientações sobre saúde bucal e testes rápidos de sífilis, HIV/Aids e Hepatite.
Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social