Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Saúde promove evento para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco

Evento será neste sábado (31), no anexo I da Prefeitura (antiga Fadivale), com conscientização sobre o câncer de boca
Dia Mundial Sem Tabaco. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 27 maio, 2025

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 15 mil novos casos de câncer de boca devem ser registrados no Brasil neste ano.

Um número preocupante se levarmos em conta que cerca de 90% deles é causado pelo tabagismo e que a maior parte dos diagnósticos se dá em estágios avançados, o que reduz as chances de cura dos pacientes.

A fim de levar as pessoas a refletirem sobre os malefícios causados pelo tabaco, inclusive mortes que poderiam ser evitadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco – celebrado em 31 de maio.

Em Valadares, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado (31), uma ação em alusão à data. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece das 7h às 11h, no Anexo I da Prefeitura (Fadivale - Rua Dom Pedro II, 244, Centro).

O Dia Mundial Sem Tabaco é um momento marcado por palestras sobre combate ao tabagismo, bem como orientações sobre os locais dos encontros dos grupos que acontecem nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) com reuniões de combate ao tabagismo e também exames de detecção de lesões suspeitas de câncer de boca. Tudo isso será feito pelos dentistas e auxiliares de saúde bucal da Atenção Básica.

A data vem ao encontro da Campanha Maio Vermelho – mês em que são intensificadas, em todo o país, ações pelo diagnóstico precoce do câncer de boca.

Compareça e fique em dia também com sua saúde bucal!

Saúde bucal em Valadares

De olho na prevenção e na detecção precoce do câncer de boca, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproveita a Campanha Maio Vermelho para chamar a atenção da população para a importância de ir regularmente ao dentista, bem como atentar-se aos sinais e sintomas que podem ser identificados através do autoexame (feito com a ajuda de um espelho).

“Analisar a boca periodicamente, observar o aspecto da língua e de toda a cavidade oral (lábios, mandíbula, gengiva, garganta e glândulas salivares), por exemplo, deve se tornar um hábito. Isso porque a doença é silenciosa e, muitas vezes, assintomática em estágio inicial. É aí que entra o cirurgião-dentista, para desempenhar um papel fundamental no processo de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de boca”, explicou o coordenador de saúde bucal do município, Bruno Batista.

Somente em 2022, foram diagnosticados 263 pacientes com lesões/alterações na mucosa bucal; e destes, 7 tiveram diagnóstico de Carcinoma Espinocelular (CEC), o que corresponde a 3,4% dos usuários atendidos na Atenção Primária, ou seja, nas unidades de saúde que contam com equipes de saúde bucal.

 E os dados não param por aí: 27 pessoas, ou seja 13% daqueles que fizeram biópsia, apresentaram distúrbios orais potencialmente malignos.

Sinais de alerta

É preciso ficar de olho em lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e que estejam crescendo. Além disso, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas merecem atenção, assim como nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistentes.

Em casos mais avançados, a doença pode provocar dificuldades de mastigação e de engolir, de movimentar a língua e na fala, sensação de algo preso na garganta. Mudanças na coloração ou aspecto da boca também podem representar sinais da enfermidade.

Pessoas que fumam, consomem álcool em excesso e se expõem mais ao sol também são pacientes de maior risco, bem como homens acima dos 40 anos de idade.

Onde ir?

Para quem procura atendimento odontológico gratuito pela rede pública de Valadares, basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima da sua casa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para mais informações.

Em cada uma das unidades que contam com equipe de saúde bucal são ofertados serviços de atenção básica em saúde bucal, como restaurações, tratamento periodontal e exodontias.

Caso o paciente necessite de serviços especializados, ele será encaminhado pelo dentista da unidade de saúde para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Lá, são oferecidos atendimentos como endodontia (canal), prótese, cirurgia, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral), odontopediatria, periodontia e atendimento a pacientes com necessidades.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu