Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Secretário de Segurança Pública anuncia novo concurso para policial penal

Rogério Greco participa de reunião da Prestação de Contas do Governo na manhã desta terça (3) na ALMG.
Rogério Greco também abordou ações da pasta voltadas ao servidor, como ajuda de custo para alimentação e combate ao assédio moral. Foto: Guilherme Bergamini ALMG
terça-feira, 3 junho, 2025

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Rogério Greco participa, na manhã desta terça-feira (3/6/25), de reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como parte da Prestação de Contas do Governo 2025, estratégia que compõe o programa Assembleia Fiscaliza.

Acompanhe ao vivo

A audiência conjunta das comissões de Segurança Pública e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas tem como objetivo fiscalizar as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no período de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano.

O secretário Rogério Greco iniciou sua apresentação com dados do sistema prisional no Estado. Em relação ao efetivo policial, ele informou que o último concurso para Policial Penal, realizado em 2021, foi finalizado com 3.405 nomeações. Ele anunciou ainda a realização de um novo concurso para este ano, com previsão de 1.178 vagas, além de um processo seletivo simplificado para contratação temporária de 686 policiais.

Sobre a população carcerária, o gestor da Sejusp disse que existem 66.950 presos nas penitenciárias mineiras, 5.105 acautelados nas Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 8.608 monitorados eletronicamente. Informou que parte dos detentos estão em projetos de ressocialização, seja pelo trabalho ou pelo estudo.

No período de abrangência da prestação de contas, de janeiro a abril de 2025, não foi registrado nenhum motim. No entanto, ocorreram 28 fugas e 33 registros de subversão da ordem. Desde 2019, nenhuma rebelião é registrada no Estado.

Situação do servidor

A atenção dada aos servidores da segurança pública foi outro tema abordado por Rogério Greco. O secretário informou sobre uma recente ajuda de custo de alimentação concedida ao funcionalismo da área, além do número de progressões e promoções alcançadas este ano.

O combate ao assédio moral foi outro destaque dado pelo secretário. Ele informou a realização de uma cartilha e uma semana de atividades sobre o tema direcionadas às unidades prisionais de todo Estado. Além disso, em 2025 foram realizadas 4 rodas de conversa, 57 acolhimentos, 31 orientações, 41 oitivas e 6 audiências de conciliação sobre assédio moral.

Uma importante iniciativa anunciada foi a inauguração, em março, do Centro de Treinamento Integrado e Promoção à Saúde, espaço que oferece atividades voltadas para a saúde física e mental e integração dos servidores. Também foi informado um total de 2.738 capacitações concluídas este ano pela secretaria.

Sistema socioeducativo

Em relação aos servidores agentes socioeducativos, o secretário Rogério Greco informou que foram nomeados recentemente 227 aprovados, com previsão de posse em junho próximo. A entrada desses servidores na Sejusp possibilitará a criação de núcleos de intervenção especializada nas unidades socioeducativas que possuem gestão compartilhada do Estado.

Ao todo, existem 41 unidades socioeducativas no Estado, entre aquelas geridas diretamente pelo Estado e aquelas de gestão compartilhada, segundo informações do secretário. Se somadas, elas ofertam 1.118 vagas, estando atualmente com 75% da taxa de ocupação.

Entre janeiro e abril, mais de 10 mil oficinas foram ofertadas nessas unidades, um aumento de 14,79% em relação ao mesmo período de 2024.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu