Na próxima sexta-feira (25), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (SEMA) realiza a 1ª Oficina de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). O evento acontecerá das 8h às 12h, no auditório Luiz Franco, 5ª andar da Prefeitura, e marca as comemorações pelo Dia Mundial da Agricultura Familiar no município.
O tema central será: Garantia à Segurança Alimentar e Nutricional entre as políticas de governo. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o assunto e aprimorar as ações em execução que integrarão o primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Governador Valadares (PLAMSAN/GV) que está em processo de elaboração.
Quatro palestras contemplam a programação que tem como público-alvo órgãos governamentais, sociedade civil, agricultores familiares e pessoas assistidas pelas atuais políticas existentes no município. Estrategicamente propostos, os temas revelam que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na garantia da segurança alimentar, fornecendo alimentos nutritivos, promovendo a geração de renda, fortalecendo a economia local e contribuindo para a sustentabilidade ambiental e cultural. Daí a importância dos debates propostos pela oficina, organizada pela SEMA, como espaço para construção e avanços das políticas públicas.
Palestras
A primeira palestra abordará o Sisan nas esferas de governo Federal, Estadual ou Municipal e será ministrada pela presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e gerente de Abastecimento e Comercialização do Departamento de Meio Ambiente da SEMA, Elaine Pedra, que também é membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). Em seguida, os participantes acompanharão a palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que será ministrada pela professora doutora e vice coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus Governador Valadares, Kellem Regina Rosendo Vincha.
A segunda rodada de palestras terá início com a abordagem da Agricultura Familiar e cultivo de alimentos saudáveis pela servidora pública do Departamento de Agricultura e Pecuária da SEMA, com atuação na Assistência Técnica e Extensão, Nágila Francielle Silva Cardoso Neves, que é bacharela em Gestão Ambiental e mestra em Agroecologia. E por fim, Distribuição e disponibilidade de alimentação saudável, será o tema apresentado pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento da SEMA, Josimar Correia de Araújo.
Jornalista: Hélida Patrícia Palmeiras
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social