Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Semana do Servidor terá oficina de bordados à mão em Ipatinga

O Projeto Memórias e Linhas tem como parceiro a Associação dos Artesãos Matizes e conta com apoio do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico
Projeto Memórias e Linhas, uma oficina de bordado livre para os servidores públicos do município. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 22 outubro, 2024

Conectado com o patrimônio cultural e artístico e comemorando o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, a Prefeitura de Ipatinga realiza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), o Projeto Memórias e Linhas, uma oficina de bordado livre para os servidores públicos do município. As oficinas serão nos dias 24 e 25 de outubro (quinta e sexta-feira), de 13h30 às 17h, na Sala da Licitação, no 2º andar da Prefeitura de Ipatinga, avenida Carlos Chagas, 789, bairro Cidade Nobre.

O Projeto Memórias e Linhas, que tem como parceiro a Associação dos Artesãos de Ipatinga Matizes e conta com apoio do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai), será uma grande oportunidade para os servidores conhecerem e valorizarem o patrimônio cultural, histórico e artístico por meio da arte do bordado. A história será contada pelos técnicos do Departamento de Cultura, abordando a importância dos bens tombados e o valor histórico e cultural das representações artísticas locais. Essa introdução visa aprofundar o conhecimento dos participantes sobre os marcos da cidade.

Difusão

Além disso, os servidores irão participar de uma oficina de técnicas e estilos de bordados com os artesãos sobre aplicação da arte em camisas, utilizando desenhos dos bens tombados pelo município de Ipatinga.

No final, como meio de difusão, será entregue aos participantes uma cartilha com informações dos bens tombados da região do Ipaneminha, área rural de Ipatinga.

As oficinas serão ministradas pelos monitores da Associação Matizes, Olivia Aparecida da Cunha Miranda, Sônia Aparecida Dias, Rousy Amorim e Maria Matozinho de Assis.

Fundada em 2010, a Matizes tem como foco o desenvolvimento do artesanato local, prestando-se à comercialização e exposição dos trabalhos dos artesãos. A Associação ocupa um imóvel cedido pela Prefeitura junto à ponte do bairro Veneza, entre a avenida Macapá e o Novo Centro.

por SECOM/PMI

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu