Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Serviço de transplante de córneas é retomado pelo SUS em Valadares

Depois de 3 anos paralisado, primeiro paciente foi operado nesta segunda-feira (29), no Hospital Bom Samaritano
Transplante de córnea. Foto: Reprodução da Internet
quarta-feira, 1 outubro, 2025

O verde é a cor da esperança, da vida e da renovação. E no mês em que se promove a Campanha Setembro Verde, que visa a conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, uma criança, vítima de acidente de trânsito, foi luz na vida de um paciente, de 47 anos, morador do bairro Altinópolis, em Valadares.

Isso porque ele estava perdendo a visão gradativamente em função de doenças na córnea e, atualmente, enxergava apenas vultos. E a única solução para seu problema era o transplante de córneas – um sonho que, até então, parecia distante.

Depois de três anos aguardando na fila de transplantes, na última segunda-feira (29), Agnaldo Amâncio de Figueiredo deu o primeiro passo rumo à uma nova vida, cheia de cores, planos, qualidade de vida e transformações.

O tempo em que ele esperou na fila foi o mesmo em que o serviço de transplante de córneas estava paralisado no município. Ou seja, ele foi o primeiro a passar por esse tipo de transplante na rede municipal de saúde, desde que as atividades foram retomadas.

“O paciente estava super feliz. Após a cirurgia, ele disse para a irmã que agora ia voltar a enxergar. E o sentimento que nos move é o de entrega, de sempre fazer o melhor para o paciente, assim como jurei quando me formei. Nossa equipe está muito feliz e grata por fazer parte desse recomeço de servir aos usuários do SUS”, contou o oftalmologista responsável pela operação, Dr. Maurício Dutra.

O procedimento foi feito no Hospital Bom Samaritano e durou cerca de 45 minutos. “Segundo ele, o primeiro passeio que vai fazer é ir à igreja agradecer a Deus pela benção de poder voltar a enxergar, além de poder ver a luz do dia. Só temos que agradecer a toda equipe que foi muito carinhosa, atenciosa e cuidadosa com ele!”, contou a irmã, Ivana Amâncio de Figueiredo.

Esta terça-feira (30), era momento de fazer a revisão e esperar a visão ir voltando aos poucos, conforme os pontos fossem sendo retirados.

“Este é um momento histórico para o nosso município, reforçando os avanços da saúde pública e a importância da doação de órgãos para reduzir a fila de espera por transplantes e, para salvar vidas! É a Secretaria Municipal de Saúde avançando cada vez mais para beneficiar quem realmente precisa, que é a população”, pontuou o secretário municipal de saúde, Rodrigo Cunha.

Importância da doação de órgãos e tecidos

Em muitos casos, o transplante é a única esperança de se manter vivo ou de algumas pessoas recomeçarem. Por isso, é tão importante avisar os familiares de primeiro ou segundo grau (pais, filhos, irmãos, avós, cônjuges), que você deseja ser doador. Isso porque eles serão os responsáveis por autorizar essa doação, caso algo aconteça.

A negativa da família é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no Brasil, o que aumenta o tempo de espera e as filas, diminuindo as chances de sobrevida de quem aguarda. Portanto, conscientize-se e avise sua família!

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu