A essência do Natal deve ser para todos, principalmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, em especial em seus vínculos familiares e sociais.
E no cuidado com as pessoas hoje assistidas nos equipamentos da rede municipal de assistência é que a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio de sua gerência de Alta Complexidade, realiza nos próximos dias 20 e 22 um almoço natalino no restaurante do Parque de Exposições.
Na quarta-feira (20), o almoço será para as 20 crianças e adolescentes de um a 17 anos, das Casas de Acolhimento Institucional Masculina e Feminina, Casa Lar e Família Acolhedora.
Papai Noel será presença VIP para alegrar as crianças e adolescentes que participarão de brincadeiras como bingo e de uma série de atividades coordenadas pelas equipes técnicas dos serviços. Serão distribuídos brindes entre os participantes.
Já na sexta feira (22), a comemoração será com os adultos e famílias acompanhados pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias. Participam, ao todo, 50 pessoas que também participarão de atividades de entretenimento e entrosamento.
O gerente da Alta Complexidade da SMAS, Leonardo Magno Inácio Silva, explica que o objetivo com as comemorações é “oportunizar a todos um momento que seja para fortalecer o convívio social e vivenciar a partilha e o sentido agregado neste mês de dezembro em que celebramos o Natal. Nosso trabalho e esforço é para que se sintam acolhidos num momento em que, por motivos diversos, estão afastados ou preservados do convívio familiar, até que possam ser totalmente reintegrados”.
As Casas de Acolhimento Institucional Masculina e Feminina, a Casa Lar e o Família Acolhedora, acolhem crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social que, por decisão judicial, precisam ser afastadas do convívio familiar até que possam retornar, mediante o acompanhamento e a assistência que as famílias recebem afim de garantir um convívio e relações familiares saudáveis às crianças e adolescentes.
Já no Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias, famílias e pessoas em situação de rua podem pernoitar e realizar suas refeições no local, que funciona na rua Joaquim Ribeiro Nascimento, 95, São Cristóvão. O serviço tem capacidade para atender 50 pessoas, servindo cinco refeições diárias.
A equipe técnica é formada por assistente social e psicólogo que trabalham a autonomia e emancipação dos acolhidos por meio da articulação das demandas e encaminhamentos para toda a rede de Assistência Social e Saúde.
As demandas são diversas: documentação, cursos, resgate de vínculos familiares, encaminhamentos para comunidades terapêuticas ou atendimentos na rede de saúde, vagas de emprego, oficinas de artesanato, atividades físicas como aulas de capoeira, entre outras. Atendidas as demandas, o acolhido segue uma nova história de vida, abrindo a oportunidade para que uma nova pessoa ou família possa encontrar no Serviço de Acolhimento o apoio necessário.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





