Pode não parecer, mas estamos em pleno período chuvoso. E apesar das chuvas escassas na cidade, todo cuidado é pouco. E pensando na segurança e bem-estar da população, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), por meio do Departamento de Obras, iniciou o trabalho de limpeza dos córregos da cidade.
O primeiro local beneficiado foi o Córrego Cardoso, na região do Vila Isa. Além da capina e retirada de lixo, as equipes estão atuando no desassoreamento do córrego com o auxílio da Bobcat, uma máquina potente cuja função é escavar e remover o material de sedimentação acumulado no leito. Os trabalhos também contam com o reforço de uma escavadeira e caminhão.
A proprietária de um bar e moradora do bairro, Alexsandra Reinoso, de 50 anos, ressaltou o quanto a limpeza era necessária para o local. “A gentes estava convivendo com muito mau cheiro e mosquitos aqui. Mas graças a Deus a limpeza chegou. O problema é que as pessoas jogam lixo e animais no córrego, mas a população esquece que tem que ajudar, porque não adianta a Prefeitura ficar limpando se as pessoas não colaboram. A união faz a força”.
David Cardoso, de 32 anos, trabalha no bairro e demonstrou a sua satisfação com a limpeza. “A situação aqui estava crítica. Começou até a dar bicho aqui na rua, fora o cheiro ruim. Essa limpeza vai ser ótima, principalmente para o comércio local”.
Vale ressaltar que o andamento dos trabalhos depende das condições climáticas da cidade. Além disso, a proposta da secretaria é que todos os córregos da cidade sejam beneficiados.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social