A Câmara Municipal de Governador Valadares realizou, na tarde desta terça-feira (21), o projeto Tarde Rosa, iniciativa dedicada às servidoras do Legislativo em alusão à campanha Outubro Rosa. O evento reuniu dezenas de mulheres no plenário da Casa para uma programação diversificada voltada à valorização do autocuidado, prevenção ao câncer de mama, autoestima e saúde mental.
A abertura ficou a cargo das servidoras Elcyone da Silva e Márcia Oliveira, idealizadoras da ação. Em sua fala, Elcyone compartilhou sua trajetória pessoal de superação, destacando a importância do cuidado com a saúde física e emocional:
"Com o tempo, a gente perde a noção de cuidado. Estava com baixa autoestima, triste, depressiva. O emagrecimento foi consequência do meu despertar. Se a gente não se cuida, também não cuida de quem está próximo. Nos amar é a melhor coisa", afirmou.
Márcia reforçou a importância de utilizar os espaços do Legislativo também para iniciativas sociais e educativas.
"É gratificante ver o retorno. Estamos dando uma melhor ocupação para esse espaço, a exemplo do Parlamento Jovem que trabalhamos este ano", pontuou
Prevenção ao câncer de mama
A médica ginecologista e obstetra Lethícia São Joaquim Bessa abordou, em palestra, os principais cuidados com a saúde da mulher, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
"Uma em cada oito mulheres terá câncer de mama. Por isso, a mamografia anual é fundamental a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce oferece alta taxa de cura", afirmou.
Lethícia também reforçou que, durante o mês de outubro, mulheres entre 40 e 64 anos podem realizar a mamografia sem necessidade de pedido médico, bastando procurar diretamente o Centro Viva a Vida (CVV). Ela ainda conduziu uma breve demonstração do autoexame da mama, orientando as presentes sobre a prática mensal.
A médica alertou para os fatores de risco, como idade e histórico familiar, e destacou os hábitos modificáveis:
"Parar de fumar, praticar exercícios, reduzir o consumo de carboidratos e manter um estilo de vida saudável são ações que reduzem o risco", disse.
Autoestima, beleza e saúde emocional
Na sequência, a maquiadora e cabeleireira Polyana Oliveira conduziu uma atividade prática sobre maquiagem básica.
"Maquiagem vai além da estética. Eleva a autoestima e expressa a melhor versão da mulher", comentou. Ela maquiou uma das participantes, mostrando que o processo pode ser feito em até cinco minutos no dia a dia.
A psicóloga Vânia Sampaio finalizou o ciclo de palestras com uma reflexão sobre saúde emocional, equilíbrio e os desafios enfrentados pelas mulheres.
"A saúde é uma tríade: corpo, mente e ambiente. E cuidar da mente é um processo constante, principalmente quando enfrentamos situações que nos colocam em vulnerabilidade, como perdas, doenças ou frustrações", destacou.
Ela compartilhou sua experiência pessoal de superação diante da infertilidade, reforçou a importância de se reorganizar e recomeçar, e destacou a necessidade da definição de limites e prioridades.
"É essencial para manter a saúde emocional", ressaltou.
Participações e encerramento
O evento contou ainda com a presença da primeira-dama Valéria Libório, da nutricionista Larissa Santos - esposa do presidente da Câmara Alê Ferraz, das vereadoras Fernanda Braz, Sandra Perpétuo, Geisa Luana e Kátia do Betinho Detetive, além das vereadoras visitantes de Mendes Pimentel, Eliane Pretinha (presidente da Câmara local) e Alessandra Queiroz.
A vice-presidente da Câmara, vereadora Kátia do Betinho Detetive, encerrou a Tarde Rosa comemorando o sucesso da iniciativa.
"Foi uma tarde maravilhosa. Com certeza todas estão saindo daqui mais leves e mais bonitas. Parabéns à Mesa Diretora por abraçar essa proposta", finalizou.

Primeira-dama Valéria Libório (centro) acompanhada de duas mulheres.

Primeira-dama Valéria Libório e a vereadora Fernanda Braz







Fotos: Divulgação Câmara de GV Créditos: Ramalho Dias