Governador Valadares sedia nesta terça-feira (23) a 3ª Plenária Municipal de Saúde. O evento acontece de forma presencial no Teatro Atiaia, das 8h às 18h, reunindo profissionais da área, prestadores de serviço, representantes governamentais e população em geral para debater e planejar a saúde pública no município.
A plenária funciona como um espaço democrático para que a própria comunidade ajude a construir as metas e diretrizes do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual (PPA). Os participantes são divididos em grupos de trabalho para avaliar a situação atual da saúde local, sugerir melhorias e votar nas propostas que consideram prioritárias para a cidade.
Neste ano, os debates estão divididos em seis eixos temáticos. São eles:
I - Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
II - Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
III - Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental;
IV - Saúde Integral das Pessoas com Deficiência: garantia do acesso humanizado e efetivação da inclusão social;
V - Saúde Integral da População LGBTIA+: Travessias do Cuidado, Humanização e Direito à Saúde
VI - Modelo de atenção e gestão: territórios integrados e cuidado integral;
Além de definir as propostas que serão levadas adiante, a plenária de Valadares terá a missão de eleger 16 delegados para representar o município na etapa estadual. Desse total, oito vagas são destinadas aos usuários do SUS, quatro, para trabalhadores da saúde, e outras quatro, para representantes do governo e prestadores de serviços.
A plenária é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Serviço
O quê: 3ª Plenária Municipal de Saúde
Quando: Terça-feira, 23 de junho, das 8h às 18h
Onde: Teatro Atiaia (Rua Marechal Floriano, 603, Centro)




