A cidade de Timóteo está mobilizada em torno de um dos eventos mais significativos para o futuro da educação local: a Conferência Municipal de Educação, que acontece em duas etapas nos dias 4 (terça-feira), na Secretaria Municipal de Educação, e 6 (quinta-feira), na sede do clube Campestre, de novembro de 2025.
O encontro integra a etapa municipal da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais e da Conferência Nacional de Educação, com o tema central: “Plano Estadual de Educação – Inclusão, equidade e Qualidade Social: compromisso com o Sistema Estadual de Educação e a defesa do Direito à Educação Democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública e presencial com segurança para todas as pessoas.”
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, France-Jane Pereira, destacou a importância da pré-conferência realizada nesta terça-feira (04).
“Estamos realizando essa pré-conferência com o objetivo de levar à discussão o plano decenal estadual de educação nos diversos eixos. Toda a educação está mobilizada (redes municipal, estadual e privada), para vivenciar esse plano na sua totalidade e tirar apontamentos que vão orientar a construção do nosso plano decenal municipal.”
Ela reforçou que o processo respeita as especificidades locais.
“Minas Gerais é grande demais, são 853 municípios, e o nosso é um deles. Não podemos visualizá-lo de forma ampla. Temos que ver a realidade de Timóteo e ajustar esse plano às nossas necessidades.”
Sobre a continuidade do evento na quinta-feira (06), France-Jane explicou que as equipes vão apresentar os trabalhos desenvolvidos e, à tarde, haverá a palestra com o Dr. Luís Vicente, que vai trazer reflexões sobre políticas públicas e gestão democrática. “Será um momento único para os nossos 600 profissionais da educação.”
France-Jane ainda enfatizou o propósito coletivo da conferência.
“A ideia principal é essa: fazer um plano decenal de Timóteo a muitas mãos, com clareza e compromisso com a realidade dos nossos munícipes.”
A Conferência Municipal de Educação de Timóteo reafirma o compromisso da cidade com uma educação democrática, inclusiva e de qualidade, construindo caminhos sólidos para o futuro educacional da comunidade.
Fonte : PMT





