Nesta quinta-feira (16), Timóteo será palco de um evento de grande destaque para o desenvolvimento regional: o 1º Encontro de Networking do Leste de Minas, que reunirá mais de 140 empresários de renome nacional e internacional no Teatro da Fundação Aperam. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, em parceria com a Aperam South América, reforça a vocação da cidade como polo estratégico para investimentos, inovação industrial e sustentabilidade.
Reconhecida como a Capital Mundial do Inox Sustentável e guardiã da Mata Atlântica brasileira, Timóteo se destaca por sua capacidade de unir desenvolvimento econômico com preservação ambiental. A cidade abriga indústrias de ponta, como a Aperam South América, referência global na produção de aço inox com responsabilidade socioambiental, e o grupo Emalto, com mais de 1.200 colaboradores atuando no setor metalmecânico.
Outro exemplo de empreendedorismo de sucesso é a Melbrás. A paixão pelo mel levou a família Delfim a transformar um hobby de fim de semana em um negócio grandioso. O sonho do apicultor Carlos Augusto Delfim cresceu a ponto de fazer da Melbrás uma das principais exportadoras de mel do Brasil, com sede em Timóteo. Ingressando no mercado internacional em poucos anos, a empresa alcançou o ranking das maiores exportadoras brasileiras do setor. Ao longo de sua trajetória, a Melbrás investiu em um laboratório próprio, conquistou certificações e adotou padrões de qualidade que atendem às exigências da União Europeia, dos Estados Unidos e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Um evento que conecta líderes e oportunidades
O Encontro de Networking tem como propósito fomentar a cadeia produtiva local, da indústria à logística, do comércio ao turismo, e criar pontes entre empreendedores, gestores públicos e investidores. Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Newton Ishiro Boccia, ex-diretor da Odebrecht com vasta experiência em grandes projetos industriais, e Rodrigo Melo, Subsecretário de Liberdade Econômica de Minas Gerais, que apresentará políticas de apoio às micro e pequenas empresas.
“Timóteo está no radar dos grandes investidores. Nosso papel é mostrar que aqui há espaço para crescer com sustentabilidade e inovação”, destaca Itaércio Marinho, secretário de Desenvolvimento Econômico. Empresário e fundador do Grupo Connectta, ele reforça que a cidade vive um momento de transformação e abertura para novos negócios.
Em entrevista, Itaércio detalha os objetivos do evento.
“O objetivo desse nosso evento é trazer visibilidade para a nossa cidade, para os nossos empreendedores, gerar mais relacionamentos e, consequentemente, mais negócios. Mostrar que a gestão do nosso prefeito Capitão Vitor, do vice-prefeito Marcelo e da nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico está a favor do empreendedorismo, captando investimentos e buscando oportunidades para os empresários já instalados em Timóteo.”
Ele também destaca a importância da integração com a Aperam.
“Queremos que a Aperam realize mais serviços com os prestadores locais, movimentando renda e emprego. Timóteo tem inúmeros micro e pequenos empresários que ainda não comercializam com a Aperam ou suas empreiteiras. Esse networking serve para estreitar esses laços.”
O evento contará com a presença de grandes grupos investidores, como o Grupo Avante, a seguradora Concreta, o Grupo Fit Combustíveis, que investe R$ 8 bilhões em refino e distribuição de combustíveis, e o Instituto Galo, organizador do maior encontro empresarial de Minas Gerais. Representantes do Banco Inter e empresários do Vale do Aço e de outros estados também estarão presentes.
“Timóteo está na vitrine. Precisamos mostrar que temos identidade, construída através do aço inox sustentável, produzido pela única empresa no mundo nessa modalidade: a Aperam. Boa parte da população tem ligação direta ou indireta com essa cadeia produtiva. Temos que carregar esse orgulho e fazer Timóteo ser reconhecida como a capital mundial do aço inox sustentável e da Mata Atlântica brasileira”, reforça Itaércio.
Criatividade, turismo e sustentabilidade em destaque
O arquiteto Joel Lima, criador da escultura “Galo Inox Aperam” na Arena MRV, estará presente para falar sobre o uso do aço inox na arquitetura e design. “É uma honra participar de um evento que valoriza o potencial criativo e industrial da nossa região. O aço inox é versátil, durável e sustentável — perfeito para o futuro que queremos construir”, afirma.
Bruno Freire, fundador da ExpoInox e organizador de grandes eventos, celebra a iniciativa: “Esse encontro valoriza nossa cidade, cria oportunidades e projeta Timóteo para o Brasil e o mundo. É um divisor de águas para o desenvolvimento local.”
Vinícius Moreira, diretor do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), também estará presente para destacar a conexão entre turismo ecológico e desenvolvimento econômico. “Timóteo é uma joia rara. O PERD é um ativo ambiental e turístico que precisa ser valorizado como motor de crescimento sustentável”, ressalta.
Potencialidades que atraem investimentos
Localização estratégica no Vale do Aço, com acesso facilitado a rodovias e centros logísticos;
Mão de obra qualificada e tradição industrial; Presença de grandes grupos empresariais e instituições de ensino técnico; Compromisso com a sustentabilidade e inovação; Incentivos municipais para instalação de novas empresas.
Contorno Viário: infraestrutura para o futuro
Timóteo está prestes a dar um passo histórico em sua infraestrutura urbana. Com o projeto executivo em fase de contratação, a expectativa é que as obras do contorno viário sejam iniciadas já em 2026, consolidando uma das maiores conquistas da cidade e de toda a região do Vale do Aço.
Além de retirar o tráfego pesado do centro urbano, o contorno terá papel estratégico no desenvolvimento regional. A obra facilitará o recebimento de matérias-primas e o escoamento da produção industrial, especialmente no setor metalmecânico, atraindo novos investimentos e empresas para a região.
O contorno impactará positivamente bairros como Jardim Vitória, Limoeiro, Alphaville, Recanto Verde, Macuco e Licuri, retirando o trânsito pesado dessas áreas e preservando a infraestrutura local. Além disso, abrirá espaço para o crescimento do setor logístico, atraindo empresas de distribuição e transporte que hoje evitam a região por falta de acesso adequado.
Um novo capítulo para o Vale do Aço
Com o 1º Encontro de Networking do Leste de Minas, Timóteo dá um passo ousado rumo ao futuro. A cidade se posiciona como protagonista de um movimento que une indústria, meio ambiente, turismo e empreendedorismo.
A partir desta quinta-feira (16), o Brasil e o mundo voltam seus olhos para Timóteo. E o aço inox, símbolo de resistência, inovação e identidade, será o fio condutor de novas conexões, negócios e conquistas.
Fonte : PMT