Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
quarta-feira, 20 agosto, 2025

Tribunal Federal Regional em Minas comemora três anos de fundação

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite (MDB), participou da solenidade nesta terça-feira (19).
Sessão solene contou com a presença de diversas autoridades. Foto: Henrique Chendes ALMG

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), participou das comemorações do terceiro aniversário da instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) no Estado. A solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira (19/8/25), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, e contou com a presença de diversas autoridades.

Para o presidente do TRF-6, desembargador federal Vallisney Oliveira, a nova corte foi um marco para a cidadania. Ele destacou o trabalho de interiorização do tribunal e a maior proximidade com cidadãos. “Liberdade é o outro nome de Minas e a Justiça é o outro nome da Liberdade”, afirmou.

Desde 2001, o Parlamento Mineiro reforça a importância de um tribunal federal em Minas. Em 2019, a ALMG, em parceria com outras entidades, lançou o Movimento Minas Mais Justiça, que pleiteava a criação do órgão. O empenho do Legislativo Mineiro foi lembrado no vídeo comemorativo exibido durante a solenidade.

O TRF-6 nasceu com o propósito de conferir maior eficiência e celeridade aos pleitos do cidadão à Justiça Federal, levando em conta que Minas respondia por mais de 30% dos processos julgados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o TRF-1, que abrangia ainda outros 12 estados e o Distrito Federal.

Participaram ainda da sessão comemorativa a deputada Carol Caram (Avante), o presidente do Conselho Nacional de Justiça, Rodrigo Badaró; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Durval Ângelo; o conselheiro do TCE e ex-presidente da ALMG Agostinho Patrus; o procurador-geral da OAB Nacional, Sérgio Leonardo; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos Corrêa, entre outras autoridades.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu