A cidade de Governador Valadares participará da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que tem como tema este ano “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”. A ação, organizada pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural, acontecerá no dia 20 de agosto, às 8h30, no Marco Zero, rua Cláudio Manoel, bairro São Tarcísio, às margens do Rio Doce.
No local, será realizada uma roda de conversa com idosos do grupo de exercícios “Emult Aplicada 01”, do Centro de Convivência São Tarcísio. O objetivo é valorizar a história local a partir das memórias, do modo de vida e da relação dessas pessoas com a paisagem natural e urbana da cidade. A conversa à beira-rio permitirá, de forma única, contemplar o Rio Doce e o Pico da Ibituruna, que são elementos centrais da paisagem cultural de Valadares.
Também haverá uma exposição do Museu Itinerante com fotografias históricas que retratam o primeiro bairro da cidade, paisagens como o Rio Doce e o Pico da Ibituruna, além de bens culturais do Município. A ação será conduzida pela gerente de Patrimônio Histórico, Roberta Avelar, e pela historiadora e presidente do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural, Sandra Nicoli.
Roberta Avelar destacou a importância da participação de Valadares.
“Não poderíamos ficar de fora. Pensamos em envolver os moradores, ouvindo seus relatos e histórias para entender a contribuição deles na construção da paisagem cultural da nossa cidade. Fazer a roda de conversa no Marco Zero, local histórico que marcou o início da povoação, permite-nos contemplar o Rio Doce e o Pico da Ibituruna, celebrando a beleza natural que inspira o tema da jornada deste ano”, declarou.
Jornada do Patrimônio
A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é um evento bienal criado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em 2009. Seu objetivo é mobilizar a população, as entidades e os municípios do Estado para a valorização e a preservação do patrimônio cultural. A iniciativa é promovida pela Secretaria do Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Divulgação PMGV





