Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Valadares é referência no atendimento odontológico hospitalar

Hospital Municipal é o único da macrorregião leste a oferecer limpeza dos dentes, remoção de tártaros, restaurações e extrações dentárias, com anestesia geral, para pessoas com necessidades especiais, gratuitamente
Atendimento odontológico hospitalar. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 30 setembro, 2025

Você sabia que o Hospital Municipal (HM), de Valadares, oferece tratamentos odontológicos completos para pacientes com necessidades especiais?  Trata-se de uma modalidade de assistência odontológica hospitalar na qual são realizados procedimentos odontológicos, como limpeza dos dentes, remoção de tártaros, restaurações e extrações dentárias, com anestesia geral para pessoas com necessidades especiais (PNE).

No entanto, isso só pode ser feito após duas tentativas de atendimento, com anestesia local, sem sucesso, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ou com a equipe de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde (eSB/APS). E, claro, é fundamental que seja enviado um relatório do cirurgião-dentista informando sobre as duas tentativas de atendimento ambulatorial, sem êxito, para que, assim, seja feito o agendamento no ambiente hospitalar.  

De posse do encaminhamento, os profissionais de saúde bucal do HM realizam o atendimento inicial, consultas e atendimento sob anestesia geral. Posteriormente, é feito ainda o acompanhamento e dadas orientações para que o paciente continue os cuidados com a saúde bucal em casa.

“Paciente sindrômicos, que tem alterações cognitivas e que não permitem o atendimento em nível ambulatorial, são levados para o procedimento sob anestesia geral. No entanto, para que o paciente receba o atendimento no bloco cirúrgico, ele precisa percorrer todo o caminho natural da rede; na Atenção Primária, onde o dentista vai identificar as necessidades; na Atenção Secundária, onde ele deve fazer uma consulta prévia e todos os exames necessários, para depois chegar ao bloco cirúrgico, onde será realizado todo o atendimento sob anestesia geral”, detalhou o Coordenador do serviço de odontologia hospitalar do Hospital Municipal de Valadares, dr. Dênis Reis.

Este é o caso de Ravena Marina Silva, que levou o filho, Rafael, de 7 anos, que é autista grau de suporte 3, para fazer limpeza e restaurações dentárias, sob anestesia geral, no final do mês de agosto.

“O tratamento odontológico nem sempre é acessível para crianças autistas ou com necessidades especiais e este tipo de serviço faz uma diferença enorme, tanto para eles, quanto para nós, familiares”, detalhou ela.

E todo este trabalho, empenho, dedicação e atendimento diferenciado fez do HM referência neste tipo de atendimento na macrorregião Leste. Sem contar que a unidade hospitalar do nosso município é a única a prestar este atendimento 100% SUS, ou seja, totalmente gratuito. Josilane Maria da Silva é secretária de saúde de Gonzaga, em Minas Gerais, e quando necessário, encaminha os pacientes do seu município para serem atendidos em Valadares.

“O atendimento e a comunicação de vocês com a dentista de Gonzaga, além dos responsáveis pelo Hospital Municipal daí são muito bons! Na minha gestão é a primeira vez que acompanho este tipo de atendimento, mas fiquei encantada com o empenho e com o serviço ofertado aí”, declarou.

Os procedimentos acontecem todas às quartas-feiras, por volta das 6h – quando o primeiro paciente começa a ser preparado. Em média, são feitos 80 atendimentos deste tipo ao ano.

“Durante esses atendimentos, a nossa prioridade é a segurança e a vida do paciente, além de fazer com que ele tenha acesso ao tratamento odontológico de qualidade e suprindo todas suas necessidades”, contou Reis.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu