A semana começou com boa notícia em Valadares! Nesta segunda-feira (8), o município recebeu as primeiras vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinadas a gestantes a partir da 28ª semana. O imunizante, que foi incorporado ao Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, tem como principal objetivo proteger os recém-nascidos nos primeiros seis meses de vida – período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como a bronquiolite e a pneumonia.
Ao ser imunizada, a gestante transfere anticorpos para o feto pela placenta, reduzindo os riscos de infecção grave, complicações respiratórias e mortes. A vacina é aplicada em dose única.
Ao todo, a Prefeitura de Valadares recebeu 917 doses, que serão distribuídas às unidades de saúde a partir desta terça-feira (9). Neste primeiro momento, a expectativa é que 28% das grávidas com 28 semanas ou mais sejam protegidas no município.
Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta da gestante ou documento que comprove a idade gestacional. A partir desta quarta-feira (10), a vacina estará disponível, gratuitamente, em todas as unidades de saúde da área urbana de Valadares.
VSR
O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses de idade. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar, daí a importância da imunização preventiva.
Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





