A estomia – abertura feita cirurgicamente no corpo para se remover uma doença, uma obstrução intestinal ou lesão no sistema digestório ou urinário, na qual é necessário colocar uma bolsa para coletar de forma segura urina, fezes e outras secreções – é um procedimento que transforma a vida dos pacientes de uma forma geral.
A fim de oferecer uma assistência mais qualificada, humanizada e empática aos ostomizados, nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o 2º Encontro Regional sobre Estomias.
O evento vai proporcionar aos profissionais de saúde e referências técnicas da rede de cuidados da pessoa com deficiência de Valadares e microrregião a oportunidade de adquirir mais conhecimento, compartilhar experiências e fortalecer a rede de cuidados voltada para esses usuários.
O encontro, que é realizado pelo Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef), vai contar com palestras, debates e perguntas. Cerca de 100 pessoas de 39 municípios devem participar da solenidade, que está marcada para acontecer a partir das 8h, no auditório do Anexo I da Prefeitura (antiga Fadivale) – rua Dom Pedro II, 244, Centro.
Confira a programação:
8 às 9h – Café de boas-vindas;
9h às 10h30 – “Princípios do cuidado” – Palestrante: enfermeira Dra. Cláudia A. Fernandes, do SASPO de Diamantina;
10h30 às 11h30 – “Soluções das feridas periostomia” – Palestrante: enfermeiro Brunno Esteves, sócio diretor da Sellus;
11h30 às 12h – Perguntas dos convidados
.Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





