O atleta valadarense Davy Luvas Alves fará história ao representar, pela primeira vez, nosso município na modalidade bocha nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. A competição será disputada nos dias 26 a 28 deste mês. Davy conquistou a vaga na disputa após ter o conquistado o ouro nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em agosto deste ano em Poços de Caldas. Na ocasião o atleta também foi considerado vice-campeão geral no bocha paralímpica na competição.
Davy é talento descoberto em 2024 por meio do Programa Paradesportivo Nacional II, da ANDE, desenvolvido na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz. O projeto identificou talentos entre estudantes com deficiência e ampliou o acesso ao esporte adaptado no ambiente escolar. Em 2025, a iniciativa passou a ser realizada na Praça de Esportes, onde o município oferece aulas de futsal e bocha para alunos com e sem deficiência, promovendo convivência, inclusão social e desenvolvimento esportivo. A mudança garantiu mais estrutura, visibilidade e oportunidade para que novos atletas pudessem se destacar — como é o caso de Davy.
Para o diretor de Esportes e Lazer, Anselmo Nunes do Nascimento, a participação inédita reforça o avanço das iniciativas de inclusão esportiva e o fortalecimento do paradesporto na cidade. “A presença do atleta valadarense nas Paralimpíadas Escolares marca um momento significativo para o esporte local e contribui para o fortalecimento da política municipal de incentivo às modalidades paralímpicas”, afirmou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Foto: Divulgação PMGV





