Enquanto os drones auxiliam, lá do alto, no enfrentamento ao Aedes aegypti, aqui embaixo os Agentes de Combate às Endemias (ACE) seguem cumprindo, com determinação e responsabilidade, o papel de vistoriar residências para identificar possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.
E, claro, aplicar larvicida afim de exterminar os focos encontrados, bem como orientar os moradores a não acumularem e nem deixarem água parada.
É papel dos ACE também coletarem os dados necessários para a elaboração do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que vai começar com as tradicionais visitas domiciliares, nesta segunda-feira (8).
Para que tudo transcorra conforme esperado neste 3º LIRAa do ano, 66 profissionais vão vistoriar até a próxima sexta-feira (12), cerca de 6.000 mil imóveis das áreas urbana e rural do nosso município, das 7h às 13h.
De posse dos resultados, o município intensifica ações de combate a este vetor, juntamente com a população que também precisa fazer sua parte.
A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 19 de setembro. Portanto, abra a porta e receba bem os agentes de endemias do CCZ. É válido ressaltar que eles utilizam crachá de identificação e uniforme. Em caso de dúvidas, o WhatsApp do CCZ é o (33) 99979-6742.
E lembre-se: os ACE vistoriam as casas regularmente, mas a responsabilidade pelo combate ao Aedes aegypti é de cada cidadão, e não apenas da Prefeitura. Por isso, continue verificando semanalmente se há areia nos pratos dos vasos de plantas, tampando as caixas d’água e reservatórios que sirvam para armazenar água, colocando tela ou água fervente nos ralos, retirando a água que fica parada atrás da geladeira e no ar condicionado, lavando com escova e sabão os vasilhames dos animais de estimação, não deixando lixo jogado e destampado pelo quintal, limpando calhas, etc.
Faça sua parte!
Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social