O Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema terá o seu terceiro encontro regional em Juiz de Fora (Zona da Mata).
O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será realizado na sexta-feira, dia 7/6/24, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal (Rua Halfeld, 955 - Centro de Juiz de Fora).
Ao longo de todo o dia, serão apresentados a situação da região perante a crise climática e exemplos de boas práticas para a convivência com as mudanças no meio ambiente.
O evento é aberto à participação do público. As inscrições já podem ser feitas on-line ou presencialmente, no dia do encontro.
Clique aqui e faça sua inscrição para o evento
Pela manhã, logo após a mesa de abertura, a professora Cássia de Castro Martins Ferreira, coordenadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vai apresentar um panorama climatológico de Juiz de Fora e região. Em seguida, serão destacados os exemplos de boas práticas nessa área: pesquisas científicas sobre a pecuária leiteira, projeto de conservação de solo e água e gestão de riscos em caso de desastres naturais.
À tarde, os impactos da crise climática serão discutidos pela professora Flávia Lúcia Chein Feres, do Departamento de Economia da UFJF, e pelo professor Nathan Oliveira Barros, do Departamento de Biologia da UFJF.
Confira a programação completa do evento
Conheça boas práticas na convivência com os desafios ambientais
Embrapa Gado de Leite: A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Juiz de Fora se consolidou como referência em pesquisas científicas voltadas para a pecuária leiteira de clima tropical. Os conhecimentos e tecnologias inovadoras desenvolvidos pela empresa se refletem em ganhos para toda a sociedade.
Infiltrando água no solo: Desenvolvido pela Prefeitura de Cajuri em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o projeto tem como objetivo fazer com que a água da chuva se infiltre no solo. Para isso, são desenvolvidas ações de recuperação de pastagens, de fomento ao plantio direto e de manejo conservacionista na agricultura.
Gestão de riscos em desastres naturais: A Defesa Civil de Juiz de Fora realiza mapeamentos de áreas de risco de forma independente. Para os mapeamentos hidrológicos, é utilizada a tecnologia Florima, desenvolvida pela própria Defesa Civil de Juiz de Fora.
Com as informações levantadas, é elaborado um plano de contingência, que integra todas as secretarias municipais e tem o objetivo de oferecer uma resposta rápida às situações de emergência em casos de chuvas torrenciais.
Seminário busca soluções de longo prazo para lidar com clima extremo
O Seminário Técnico Crise Climática tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos.
Paralelamente aos encontros promovidos em diversas regiões do Estado, grupos de trabalho discutem planos e políticas públicas já existentes e apresentam sugestões para aprimorá-los.
A etapa final do seminário será realizada na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. As propostas apresentadas pelos participantes do evento poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar políticas públicas e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental.
Além disso, por meio de parceria da ALMG com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.
“Vamos fazer um trabalho longo, perene, para que, ao final do ano, já tenhamos resultados positivos para amenizar tanto a seca severa que assola parte do Estado, mas também para os problemas acarretados pelas fortes chuvas em outras áreas”, explica o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais