Com o objetivo de debater o Programa Conectividade Rural, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Comissão de Agropecuária e Agroindústria realiza audiência pública nesta quinta-feira (25/9/25), às 10 horas.
Solicitada pelo deputado Raul Belém (Cidadania), a reunião será no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no andar SE. O Conectividade Rural visa ampliar o acesso à internet de qualidade para comunidades rurais em Minas Gerais, com foco em regiões carentes.
Na avaliação do parlamentar, “a conectividade rural deixou de ser um tema do futuro; é uma necessidade do presente”. No campo, a internet amplia o acesso do produtor rural à informação de qualidade. Nesse sentido, tornou-se ferramenta para aumentar a produtividade, garantir rastreabilidade, otimizar o uso de insumos, fortalecer a educação, melhorar o acesso à saúde, aproximar mercados e valorizar a vida de quem produz.
Apesar de toda essa relevância, milhões de brasileiros ainda enfrentam barreiras para acessar uma conexão de qualidade fora dos centros urbanos. A exclusão digital compromete, não apenas a competitividade do agro, mas também o desenvolvimento humano e social das comunidades rurais.
“Diante da urgência, vamos realizar esta audiência pública cujo objetivo é ouvir especialistas, empresas, produtores e gestores públicos, em busca de soluções para que avancemos em políticas eficazes que integrem tecnologia, campo e sociedade”.

Projeto-piloto
Lançado em julho de 2024 como projeto-piloto, o Conectividade Rural teve como objetivo inicial beneficiar cerca de 180 famílias, em 14 municípios, com recursos disponibilizados pelo deputado Raul Belém. O projeto tem envolvimento das equipes de extensionistas espalhados pelos municípios e das equipes técnicas da Emater-MG.
Os kits de conectividade são instalados nas comunidades rurais selecionadas em várias regiões do Estado, seguindo critérios de maior carência de internet e viabilidade técnica para o uso dos equipamentos. A tecnologia é a de sinal via satélite, que permite baixar os custos de instalação e de utilização do serviço de internet. Após a instalação dos equipamentos, as comunidades beneficiadas dividem o custo mensal da utilização dos serviços de internet.
Para a reunião, foram convidados representantes da Emater-MG, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dos Ministérios das Comunicações, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e Pecuária, da Associação Mineira de Municípios, de empresas de telefonia, entre outros.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais