Na manhã desta quarta-feira (23) foi inaugurada a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) na rua Rui Barbosa, 160, bem em frente ao Hospital Municipal. O novo espaço chega para sanar problemas há muito tempo enfrentados pelos servidores e usuários na antiga sede (que ficava na rua Ribeiro Junqueira), principalmente a precariedade das instalações, que prejudicavam o serviço prestado e desencorajavam os pacientes a seguir o tratamento. Estiveram presentes na cerimônia de descerramento da placa inaugural secretários municipais, vereadores, servidores municipais e usuários do serviço.
“Nós atendemos aqui pessoas a partir de 18 anos em uso de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas, e em situação de vulnerabilidade extrema. O CAPS AD existe desde 2008 e, com o tempo, sentimos a necessidade de um novo local. Por isso, assim que a gestão do Coronel Sandro teve início, procurei o secretário de Saúde, Rodrigo Cunha, que entendeu a situação e trabalhou para a locação de uma nova sede, maior, mais acolhedora, com espaço para atividades, oficinas, dormitórios mais confortáveis e arejados. Para nós – e também para os atendidos –, é uma vitória estarmos aqui hoje”, explicou, com visível satisfação, a coordenadora de saúde mental, Mayara Peres.
O trabalho realizado pelo CAPS AD está intimamente ligado às políticas públicas relacionada às pessoas em situação de rua, como o projeto Rua Não É Lar, implantado este ano como uma das primeiras providências do atual governo no sentido de melhorar as condições de vida dessas pessoas e da população valadarense, que se via privada de curtir as praças da cidade devido à permanência de pessoas naquela condição nos espaços públicos.
“Nunca um governo municipal deu tanta atenção aos moradores de situação de rua e, principalmente, ao CAPS AD. Qual a força desta inauguração? Bem, geograficamente, está localizado em frente ao Hospital Municipal, que nos dá todo suporte e apoio também, além do fato de que o espaço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O espaço que se tinha antes não era acolhedor – muito pelo contrário, deixava o paciente ainda com mais dificuldades de se sentir ambientado. Hoje, temos uma casa mais confortável, que vai promover mais dignidade e, principalmente, mais cuidado ao tratamento necessário aos pacientes”, declarou Rodrigo Cunha, secretário municipal de Saúde.

Foto: Divulgação PMGV
“Esta nova sede vem complementar o que as demais unidades da área de saúde do Município fazem. O CAPS III tem a função principal de cuidar daquelas pessoas que estão em crise em decorrência de problemas com drogas, dependência química. Nós temos aqui 41 funcionários atuando e a ideia é aliviar, senão extinguir, o sofrimento dessas pessoas. E a gente tem que ter um bom serviço em funcionamento, como o que o CAPS AD III vai oferecer a partir de agora. A Prefeitura vem fazendo investimentos, inclusive com um programa relacionado a essa estrutura, que presta assistência de pessoas em situação de rua. Estamos fazendo uma reformulação completa na saúde pública de Governador Valadares. A saúde pública de GV foi destruída, nós estamos consertando agora e temos certeza de que vamos atingir a nossa meta e os nossos objetivos”, avaliou o prefeito Coronel Sandro antes do descerramento da placa inaugural.
Andréa Barros, 46 anos, é paciente do CAPS AD III e também um exemplo de resiliência e compromisso com a sobriedade no longo prazo.
“No total, faz 15 anos que eu faço tratamento. Esta sede melhorou bastante, tá maravilhosa, a casa tá bem melhor, cresceu, os funcionários são maravilhosos. O atendimento aqui é muito bom, a gente é muito bem tratado e o acolhimento é muito bom. Eu agradeço muito ao prefeito Coronel Sandro pelo tratamento, o acolhimento, o refúgio que ele deu pra gente aqui”.
Serviço
Se você conhece alguém ou tem algum familiar dependente químico, indique ou procure o CAPS AD III. O espaço conta com psicólogo, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. Também conta com oito leitos para internação.
Endereço: rua Rui Barbosa, 160, Esplanada. Telefone: 3277.3677
Funcionamento: 24 horas, todos os dias.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social



Fotos: Divulgação PMGV