No dia 3 de dezembro, as alunas do 8º e do 9º anos do ensino fundamental das escolas estaduais Abílio Rodrigues Patto e Quintino Bocaiúva, acompanhadas das professoras Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Cristiane Mendes Neto, Eliane Honorato, Márcia Menezes, Erika Benigna Nascimento (bolsistas de Apoio Técnico/CNPq) e da bolsista de Iniciação Científica (CNPq), Márcia Gabriella Ferreira Coelho, do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE, realizaram uma visita ao campus de Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para participar do 20º Seminário Regional Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso).
As alunas são participantes do projeto de pesquisa “Meninas da Educação Básica, graduandas e professoras nas áreas de ciências exatas apropriando-se de estratégias de pesquisa de opinião e constituindo-se como produtoras de conhecimento sobre as relações entre gênero, raça e matemática”, projeto em rede regional que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério das Mulheres.
O projeto realizado na UNIVALE tem como propósito aproximar as alunas do campo científico, promovendo o pensamento crítico e incentivando a participação das meninas na construção do conhecimento, e utiliza da metodologia Nepso: Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, em que as alunas realizam pesquisas de opinião para obter os resultados desejados.
O seminário em Ouro Preto também reuniu grupos de meninas de escolas de outras cidades participantes do projeto, que apresentaram o estágio inicial das atividades com os temas e discussões levantadas e que serão trabalhadas nos próximos anos da pesquisa. Nos próximos encontros, serão apresentados os resultados das pesquisas que cerceiam o tema de mulheres negras.
A aluna Graciella Dias Alves, da Escola Estadual Quintino Bocaiúva, destaca a importância do encontro para sua formação:
“O dia que nós pesquisadoras viajamos foi incrível, cheio de alegria, conversas e responsabilidades. Muitíssimo obrigada a quem ajudou a preparar esse evento maravilhoso, foi muito importante para todas. Nós descobrimos os temas das outras cidades, fizemos amizades com pessoas que nem sonhávamos em conhecer. Saber a opinião de cada uma das pessoas foi incrível, por isso que devemos descobrir vários e vários lugares, porque são pessoas e opiniões diferentes”.






Fotos: Divulgação Univale





