Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
quarta-feira, 24 junho, 2026

Prefeitura decide não renovar contrato com a empresa Nobe Sistemas e prepara transição para nova plataforma

Decisão considera as investigações em andamento e a necessidade de garantir mais eficiência, segurança e qualidade na prestação dos serviços à população
A administração municipal destaca que a decisão também busca aperfeiçoar o atendimento aos contribuintes e assegurar maior confiabilidade nos sistemas utilizados pela Prefeitura. Foto: Tim Filho

A Prefeitura de Governador Valadares decidiu não renovar o contrato da empresa Nobe Sistemas, responsável pelo sistema tributário municipal, cujo vínculo se encerra nesta quarta-feira (24). A medida foi adotada considerando as investigações em andamento, onde podemos destacar a CPI na Câmara, investigação na Delegacia da Polícia Civil Especializada em Crimes contra Falsificações/Defraudações e Administração Pública e Sindicância Interna. Também foi levada em consideração a necessidade de garantir mais eficiência, segurança e qualidade na prestação dos serviços à população.

A administração municipal destaca que a decisão também busca aperfeiçoar o atendimento aos contribuintes e assegurar maior confiabilidade nos sistemas utilizados pela Prefeitura.

Importante destacar que a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFS-e) continuará funcionando normalmente durante todo o período de transição. Isso ocorre porque o serviço opera em ambiente distinto da plataforma tributária que está sendo substituída, não sendo afetado pelas mudanças em andamento, mas a emissão de guias para pagamento do ISS ficará suspensa até o dia 02/07. Como o vencimento é dia 10/07, haverá tempo hábil para emissão da guia após essa data.

Durante a migração para a nova plataforma, outros serviços ficarão temporariamente indisponíveis entre os dias 25 de junho e 2 de julho. Confira os serviços afetados e que não estarão funcionando:

• Emissão de guias: ISS, IPTU, Taxa de Lixo, ITBI;
• Parcelamentos novos e já realizados de IPTU, ISS, Taxa de Lixo Dívida Ativa;
• Parcelamentos realizados por meio do programa Recupera GV;
• Serviços relacionados à Dívida Ativa junto à Procuradoria Fiscal;
• Todos os atendimentos realizados no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

A Prefeitura esclarece que as guias já emitidas até esta quarta-feira (24) poderão ser pagas normalmente dentro dos respectivos vencimentos.

As equipes técnicas trabalham para concluir a transição e restabelecer integralmente os serviços no menor prazo possível, minimizando eventuais transtornos aos contribuintes.

A administração municipal agradece a compreensão da população e reforça que novas informações serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

[the_ad_group id="39"]
magnifiercrossmenu