por Lígia Heringer
Na manhã desta segunda-feira (20), o programa “UNIVALE na Praça: cuidando das pessoas idosas” participou da reinauguração da piscina da Praça de Esportes, a convite da gestão do espaço. O evento marcou o retorno das aulas de hidroginástica e natação, após a conclusão das obras de manutenção da piscina.
Durante a cerimônia, a coordenadora do programa, a professora Geane Alves Dutra, destacou a importância do convite e da parceria com a Prefeitura, que possibilita ampliar o alcance das ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção de quedas entre as pessoas idosas.
“Estudos e estatísticas nos mostram que uma em cada três pessoas com 60 anos ou mais sofre pelo menos uma queda ao longo de um ano, o que pode gerar perdas funcionais, psíquicas e sociais para o idoso. Apesar de ser um grave problema de saúde pública, existe uma boa notícia: as quedas são passíveis de prevenção”, ressaltou Geane.
Durante o evento, os alunos e professores distribuíram cartilhas educativas com orientações sobre fatores de risco e formas de prevenção de quedas, reforçando o compromisso da iniciativa com o cuidado integral à pessoa idosa.
"Estar aqui hoje, podendo chamar a atenção dos idosos para o fato de que as quedas não fazem parte do envelhecimento normal, e sim representam um sinal de alerta, é muito rico para nós enquanto alunos extensionistas do programa UNIVALE na Praça. As vivências aqui têm ampliado muito nosso olhar para os desafios do envelhecimento”, contou a estudante do 6º período do curso de Fisioterapia, Ana Luiza Gonçalves.
Retorno das atividades aquáticas
As aulas de natação e hidroginástica da Praça de Esportes tiveram uma pausa temporária, iniciada em maio, para a manutenção completa na piscina, incluindo correção do sistema de drenagem, reparos nos filtros e substituição do material de filtragem.
O objetivo das melhorias foi garantir mais segurança, qualidade da água e pleno funcionamento do espaço, que é um dos principais pontos de práticas esportivas da cidade. Com a conclusão das obras, os frequentadores voltam a contar com uma estrutura mais moderna e adequada para as atividades.
Sobre o programa UNIVALE na Praça: cuidando das pessoas idosas
Criado em julho de 2022, o programa é uma iniciativa do projeto de extensão da UNIVALE e tem como principal objetivo reduzir fatores de risco e prevenir quedas em pessoas idosas. Com abordagem multiprofissional e interdisciplinar, o projeto envolve sete cursos da universidade: Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fonoaudiologia e Nutrição.
“É exatamente esse o papel de toda a equipe do programa, identificar fatores de risco e desenvolver estratégias de educação em saúde, com intervenções práticas para prevenir quedas e promover qualidade de vida”, contou Geane.
As ações incluem salas de espera, dinâmicas de grupo, orientações individuais e coletivas, circuitos de exercícios de força, equilíbrio e coordenação, além de atividades de socialização, estímulo cognitivo e aferição de pressão arterial.
A participante do programa, Maria Pimenta, destacou como a iniciativa tem feito diferença na sua rotina.
“Eu caía com muita frequência. Mas, depois que participei de atividades do projeto de vocês aqui, eu comecei a perceber riscos e atentar para eles, e depois disso não caí mais”, relatou.









Fotos: Divulgação Univale