Com o compromisso de aprimorar os serviços prestados à população, a Ouvidoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares realizaram, na tarde desta sexta-feira (26), uma reunião estratégica como parte da agenda institucional do projeto Ouvidoria Até Você. O encontro teve como objetivo discutir a reestruturação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja proposta prevê a vinculação do serviço à Secretaria Municipal de Saúde, permitindo que as manifestações sejam tratadas por equipes com conhecimento técnico específico da área.
A iniciativa busca tornar o fluxo de atendimento mais eficiente, proporcionando maior agilidade na análise das demandas e mais precisão nas respostas encaminhadas aos cidadãos. As manifestações relacionadas ao SUS envolvem temas específicos da assistência em saúde, como atendimentos especializados, procedimentos, medicamentos e regulação, exigindo acompanhamento técnico para uma análise mais qualificada.
Durante a reunião, também foi discutida a formalização da participação do município no programa estadual Voz dos Mineiros, que fortalece a atuação das Ouvidorias do SUS em Minas Gerais por meio de cooperação técnica, capacitação e integração dos sistemas.
Com a reestruturação, a expectativa é que as demandas relacionadas à saúde sejam encaminhadas e respondidas com ainda mais rapidez e eficiência, fortalecendo a comunicação entre a administração pública e os usuários do Sistema Único de Saúde.
A secretária adjunta de Saúde, Thalita Poli Soalheiro, destacou que o alinhamento entre as equipes representa um importante avanço para a gestão. "Esta reunião foi fundamental neste início de gestão. Todos que procuram a Ouvidoria para tirar dúvidas, registrar sugestões, reclamações ou solicitações terão respostas mais ágeis. Nosso objetivo é estar cada vez mais alinhados com essa equipe, fortalecendo esse trabalho conjunto para oferecer um atendimento de qualidade à população".
O ouvidor-geral do município, José Maria Pires Coelho, ressaltou que a parceria entre os setores permitirá ganhos significativos para o atendimento ao cidadão. "Foi uma reunião muito produtiva. A prontidão com que a Secretaria de Saúde acolheu essa proposta demonstra o compromisso da gestão em aperfeiçoar os serviços públicos. Vamos fortalecer essa parceria e ampliar esse diálogo também com outras secretarias, como Obras, Educação e demais áreas da administração, para que as demandas da população sejam atendidas com cada vez mais qualidade, eficiência e rapidez".
Além de tornar o atendimento mais ágil e especializado, a reorganização da Ouvidoria do SUS contribuirá para o fortalecimento da gestão pública, ampliando a integração entre os setores e criando condições para futuras cooperações técnicas e para a captação de recursos destinados ao aprimoramento dos serviços de saúde no município.




