Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
domingo, 28 junho, 2026

Governador Valadares reúne profissionais para discutir transformações que já impactam o futuro das cidades

Enquanto muitas cidades ainda discutem os problemas do presente, Governador Valadares dedicou uma tarde para refletir sobre as transformações que já estão moldando o futuro
O seminário evidenciou que Governador Valadares possui universidades, entidades, lideranças e profissionais preparados para participar de debates estratégicos normalmente concentrados nos grandes centro. Foto: Tim Filho

POR CLEUZANY LOTT

Na última terça-feira (23/06), o auditório da 43ª Subseção da OAB de Governador Valadares ficou praticamente lotado durante o 1º Seminário Condomínios na Prática: decisões, riscos e responsabilidades.

Promovido pela Comissão de Direito Condominial da OAB-MG, com o apoio da 43ª Subseção da OAB de Governador Valadares e do Sindicato dos Condomínios Residenciais, Mistos e Comerciais de Minas Gerais (Sindicon-MG), o evento reuniu síndicos, advogados, engenheiros, corretores, contadores, empresários, administradores, profissionais da área de tecnologia, estudantes e uma representante do Poder Legislativo municipal para debater temas que ultrapassam os limites dos condomínios e influenciam diretamente o planejamento, a ocupação e a administração das cidades.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor, advogado e autor Miguel Zaim, que esteve pela primeira vez no Leste de Minas Gerais. Referência nacional em transformações urbanas, novos modelos de propriedade e nas oportunidades da Quarta Revolução Industrial, o palestrante provocou reflexões sobre temas que já ocupam espaço nos grandes centros urbanos e passam a ganhar relevância também nas cidades do interior.

A importância atribuída ao encontro ficou evidente na disposição dos participantes em percorrer longas distâncias para acompanhar a programação. Miguel Zaim saiu de Cuiabá (MT) durante a madrugada para cumprir a agenda em Governador Valadares. O presidente do Sindicon-MG, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, veio de Belo Horizonte exclusivamente para participar do seminário, que também atraiu advogados da Região Metropolitana da capital mineira.

Além dos convidados de outros estados e cidades, o evento revelou outro aspecto relevante: a qualidade dos profissionais e das instituições da própria região. Ao longo da programação, especialistas locais conduziram palestras sobre gestão financeira, saúde mental, tecnologia, segurança e mobilidade elétrica, demonstrando que Governador Valadares reúne conhecimento técnico para participar das discussões que marcarão a próxima década.

Os organizadores também destacaram o apoio de empresas e entidades parceiras, como ILMEC - Instituto Leste Mineiro de Engenharia Civil, o CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, cuja participação reforçou a importância da qualificação profissional, da inovação e da circulação de conhecimento para o desenvolvimento regional.

Ao longo dos debates, consolidou-se uma percepção entre palestrantes e participantes: os condomínios ocupam posição cada vez mais estratégica nas transformações urbanas. Inteligência artificial, automação, segurança, saúde mental, mobilidade elétrica e novos modelos de propriedade já fazem parte da realidade de milhares de empreendimentos e tendem a influenciar, de forma crescente, o planejamento das cidades.

Mais do que um evento técnico voltado ao setor condominial, o seminário evidenciou que Governador Valadares possui universidades, entidades, lideranças e profissionais preparados para participar de debates estratégicos normalmente concentrados nos grandes centros. O encontro também demonstrou que o desenvolvimento das cidades passa, cada vez mais, pela integração entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo uma cultura de planejamento, inovação e responsabilidade diante dos desafios do presente e do futuro.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

[the_ad_group id="39"]
magnifiercrossmenu